Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Seagro

Projeto visa garantir a inclusão de pescado em programas sociais e merenda escolar

01 Apr 2015

Para reverter esse quadro, o Governo do Estado está desenvolvendo projetos para favorecer a produção da carne mecanicamente separada de peixe (CMS) e sua inserção em programas sociais e na merenda escolar.  

O setor do pescado se encontra em desenvolvimento constante. De 2010 para 2014, a produção do Estado cresceu 130%, elevando a produção de 6,5 mil toneladas para 15 mil toneladas. Números que ainda não são suficientes para atender às demandas de mercado e que pela dificuldade de processamento não alcançam um potencial de produção, conforme destacou a bióloga do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Cássia Bento Sobreira.

"Existe muita demanda, inclusive falta produto, mas estamos trabalhando para que a produção seja melhor aproveitada. Por meio de parceria com Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], Sesc Mesa Brasil, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Companhia Nacional de Abastecimento [Conab] e Frigorífico Bonutt Fish, de Aliança do Tocantins, estamos preparando os pequenos pescadores, no sentido de promover a inserção do pescado nos programas sociais", destacou.

A partir do projeto, os produtores organizados em cooperativas e colônias de pescadores vão repassar as suas produções para a Conab para serem transformadas em CMS, no Frigorifico Bonutt Fish, e por meio do programa Sesc Mesa Brasil serão repassados para programas sociais. "Serão beneficiadas as creches, as Apaes [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] e as casas de acolhimentos de idosos. Ampliaremos o consumo e ainda vamos melhorar o serviço de inspeção de pescado, assim como o escoamento da produção", disse.

A expectativa é que a carne mecanicamente separada de peixe também passe a integrar a merenda das unidades escolares tocantinenses, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).  "A inclusão do pescado no cardápio escolar é muito importante, pois o peixe tem grande valor nutricional e promove o desenvolvimento econômico das localidades", explicou.
 
Carne mecanicamente separada de peixe

A carne mecanicamente separada de peixe (CMS), ou também conhecida como polpa de peixe, é uma obtida a partir do processamento da carne e que ajuda a aproveitar o máximo da carne da carcaça do peixe, o que proporciona a elaboração de produtos semiprontos, livre de espinhas e ossos, o que facilita a sua utilização na alimentação, inclusive de crianças e idosos.
 
Geração de renda

Ainda de acordo com Cássia Sobreira, os pequenos produtores do setor de pescado também serão beneficiados com a geração de renda. "Eles vão receber de acordo com a quantidade de pescado que fornecerem por meio de suas associações e colônias", apontou a bióloga, ao destacar a importância da organização do setor.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira