Tuesday, 07 de July de 2020

GERAL


Ressocialização

Reeducandos do Barra da Grota finalizam curso de panificação e conquistam a oportunidade de trabalhar

11 Jun 2019
Divulgação Reeducandos do Barra da Grota finalizam curso de panificação e conquistam a oportunidade de trabalhar

Com objetivo de fomentar a ressocialização por meio da qualificação profissional, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) oferta cursos de panificação naUnidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, e nesta segunda-feira, 10, mais uma turma se formou. Foram oito reeducandos que receberam certificação de conclusão do curso durante uma confraternização pela finalização da capacitação.

O curso foi ofertado em parceria com a Embrasil, empresa cogestora da unidade penitenciária, e teve carga horária de 180 horas, dividas entre aulas práticas e teóricas. Durante os dias de capacitação, os reeducandos receberam orientações acerca da preparação de pães, bolos, tortas e salgados.

Para o diretor da unidade, Guilherme Martins, a qualificação oferece um novo caminho para os reeducandos. “O curso proporciona ao reeducando uma nova oportunidade no campo profissional, pois, ao finalizá-lo, ele está apto ao mercado de trabalho e possui certificado, por empresa competente, que atesta sua capacidade técnica para o desempenho das funções”, ressaltou.

O reeducando, D.A.P, de 23 anos, relata que com a qualificação terá um nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Foi gratificante participar do curso, aprendemos várias coisas. Muitas vezes as portas do mercado de trabalho estão fechadas para nós, mas com essa oportunidade temos uma nova chance”, vislumbrou.

Trabalho na unidade

Após a finalização do curso, cinco reeducandos certificados foram selecionados para atuarem na panificação dentro da própria unidade, ingressando no projeto Amarelinhos. A seleção foi realizada por meio do setor de Inteligência e Administração da unidade.

Na fase inicial de trabalho, os reeducandos não serão remunerados, sendo beneficiados com remição de um dia de pena, por três dias trabalhados. Posteriormente, quando já estiverem com maior experiência, os reeducandos poderão alcançar remuneração, assumindo a produção dos lanches fornecidos dentro da unidade.  

Outras turmas

O curso de panificação conta com outras quatro turmas em andamento, com pretensão de qualificar 60 reeducandos. A formação dessas turmas está sendo ofertada por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas (Procap).

Apesar de estar na mesma área, o curso tem uma carga horária menor, sendo 160 horas dividas pelas quatro turmas, 40 horas para cada. Durante as aulas, os reeducando são qualificados de forma teórica e prática. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil tem 65,4 mil mortes causadas pela covid-19

Do total de infectados, 927.292 já se recuperaram

Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira