Wednesday, 19 de December de 2018

GERAL


Cultura

Revista Ensaios volta a circular

03 Jun 2008

Elaborada como projeto final do curso de Comunicação Social por dois universitários, Lailton Alves Costa e Aurielly Queiroz Painkow, no ano de 2002, a Revista Ensaios acompanhou o processo de transição Unitins-UFT. O projeto, doado pelos idealizadores para o curso de jornalismo, esteve parado por todos esses anos, sendo retomado agora por iniciativa do professor Fábio D’Abadia, da UFT, que já planeja, além da versão impressa, uma versão online da revista.

Segundo Aurielly, “a idéia inicial do projeto era oferecer para o curso um diferencial, que unisse conhecimento técnico e científico, tendo em vista a escassez de publicações científicas naquela época”. A jornalista acrescenta: “O diferencial do profissional é a bagagem científica que ele carrega”.

O renomado jornalista e doutor em Comunicação José Marques de Melo, que esteve no Tocantins, em 2002, para o lançamento da revista Ensaios, destacou, em sua coluna na Revista Imprensa do mês de março deste ano, o estado do Piauí. Segundo o jornalista, apesar de ter iniciado tardiamente suas publicações científicas (apenas poucos anos antes da primeira edição da Ensaios), o estado hoje é destaque nesse tipo de publicação. No entanto, Marques de Melo não fez referência ao Tocantins.

Talvez se o projeto não tivesse parado por tanto tempo, esse reconhecimento já tivesse acontecido também por aqui. Mas, segundo a professora Marluce Zacariotti, editora da revista, “é preciso compreender que a UFT é uma das Universidades mais jovens do País, com demandas variadas para sua consolidação. No curso de Comunicação, por exemplo, não tínhamos nem mesmo professores suficientes para dar conta das atividades de ensino”, afirma. Marluce acrescenta que: “agora, estamos entrando em uma nova etapa, com novos professores e com mais condições de investir nosso capital intelectual em muitas ações”.

Para Maiara Sobral, a única estudante a publicar sozinha um artigo na terceira edição da Revista, a importância de projetos como este é oferecer aos estudantes o acesso às pesquisas que estão sendo realizadas na área, além de incentivar os universitários a envolverem-se com a pesquisa científica que, segundo ela, é de suma importância para a formação intelectual do profissional.  

Lailton Alves, também idealizador do projeto, declara: “Tudo o que eu desejo é que a revista possa sedimentar-se como veículo de divulgação do que pensam, pesquisam e produzem estudantes e professores do Tocantins, e que haja intercâmbio com outras faculdades, outros pesquisadores, para troca de conhecimento”. O jornalista afirma estar muito satisfeito com a retomada da Revista Ensaios.

Para a professora Marluce, que compartilha da mesma opinião, “a publicação científica cria condições de troca de conhecimento com outros pesquisadores. Estudos e pesquisas precisam ser divididos, compartilhados, para o desenvolvimento da área. Esse é o principal papel de uma publicação como a Ensaios”.

 

 

Interdisciplinaridade marca publicação


O professor-doutor da UFT Damião Rocha, que faz parte do conselho editorial da revista e pertence à área de Educação, disse que é um prazer dialogar com os colegas da instituição, para consolidar as publicações do Cerrado brasileiro. “Nós, aqui no Norte do País, ainda temos muitas dificuldades de publicarmos nossos trabalhos e pesquisas. Primeiro, pela falta de recursos e investimentos em editoração; segundo, as editoras, na sua maioria, se concentram no eixo Sul e Sudeste, e aí ficamos igual cantor de forró do Ceará, que, para fazer sucesso, precisa mudar para São Paulo”. Na visão do professor, a revista Ensaios é mais um espaço para que a comunidade acadêmica possa apresentar sua produtividade e colocar à disposição da sociedade tocantinense e brasileira os resultados da experiência educacional e das pesquisas.

 

Conselho editorial da revista Ensaios


- Edvaldo Couto (UFBA)

- Frederico Salomé de Oliveira (UFT)

- Isabel Cristina Pereira Auler (UFT)

- Lailton Alves da Costa

- José Wilson Rodrigues de Melo (UFT)

- José Damião Rocha Trindade (UFT)

- Maria Dilma de Lima (UFT)

- Marluce E. C. Zacariotti (UFT)

- Mary Stela Muller (UFT)

- Valdirene Cássia da Silva (Ulbra)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Maria da Penha

Para a DPE-TO, Patrulha Maria da Penha é um avanço para o combate à violência contra as mulheres

Defensoria assinou Termo de Cooperação Técnica para implantação da Patrulha, que é uma demanda e defesa do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) a fim de garantir que a proteção de mulheres vítimas de violência.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira