Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Meliponicultura

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão com unidade demonstrativa em Araguaína

23 Oct 2020
Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão com unidade demonstrativa em Araguaína

Com o objetivo de incentivar a criação de abelhas sem ferrão em espaços urbanos, como também atender as demandas dos produtores do município e região, o escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em Araguaína, implantou uma unidade demonstrativa de Meliponicultura, em sua sede.

Segundo o extensionista Athila Damasceno, a unidade denominada de Meliponicultura Urbana ocupa a varanda do próprio escritório e mostra como pode ser feito o manejo das abelhas em pequenos espaços.  

“Montamos essa unidade demonstrativa, há sete meses, com o intuito de testar o manejo das abelhas sem ferrão em varandas, atender os produtores, além de fazer vídeos educativos e informativos com orientações específicas da atividade, neste tempo de pandemia causada pela Covid-19. Desde que foi implantada, foram realizadas na unidade palestras, videoaulas, atendimentos on-line e conferências com produtores e alunos. O espaço ainda serve de local para salvamento de enxames de produtores que estão com problemas de manejo”, explica o extensionista.


Resultado da unidade

Conforme o extensionista, foram povoadas 11 caixas com abelhas das espécies Marmelada, Uruçu Amarela, Uruçu Preta, Tiuba e Jataí. Após sete meses, a unidade apresenta resultados, com a primeira colheita da safra de mel de Tiúba 100% produzido no escritório.

“A criação de abelhas é um negócio lucrativo para o produtor. Hoje, o litro do mel de Tiúba é comercializado a R$ 250 na cidade. O enxame de Tiúba aqui do escritório rendeu 230 ml de mel. Nossa meta era provar que o manejo correto e a alimentação estratégica são eficientes na fortificação de enxames”, observa Athila Damasceno, complementando que, no futuro, a ideia é fazer um projeto de pesquisa para avaliação da qualidade do mel produzido.

Parcerias

O projeto de incentivo à criação de abelhas sem ferrão é idealizado pelo técnico agrícola do Ruraltins, Wandro Cruz, que visa também sensibilizar o município a plantar, nas áreas verdes, árvores nativas do Cerrado justamente para servir de flora alimentar para as várias espécies de abelhas, além de buscar parceria com as universidades e produtores da cidade.

“O incentivo geral dessa atividade faz parte de um projeto macro, onde temos a intenção de levantar informações suficientes para estimular quintais e varandas urbanas agroecológicas, para futuramente promovermos a integração de fruticultura, horticultura, meliponicultura e aquaponia em sistemas urbanos. Levando às famílias segurança alimentar, alimentação saudável< bem como proporcionando ainda a preservação de espécies nativas do Cerrado”, relata o extensionista.

Meliponicultura

A meliponicultura (criação racional de abelhas nativas) já vem sendo difundida em todo Brasil. As abelhas nativas são de fácil manejo e podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, seja visando ao lazer, à educação ou à criação comercial, sendo um componente muito importante para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção adaptados ao Tocantins, voltado principalmente para a agricultura familiar.

As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal), essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas. Apesar da sua grande importância ecológica, muitas espécies de abelhas sem ferrão estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento, queimadas ou uso de agrotóxicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses

Covid-19

Tocantins contabilizou 333 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 260.548 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.295 casos confirmados. Destes, 74.421 pacientes estão recuperados, 6.704 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.170 pacientes foram a óbito.


Norte do TO

Segurança Pública inicia entrega de pistolas Glock e de salas especiais de depoimento em Araguaína e Araguatins

Entregas fazem parte das ações de modernização da Segurança Pública para a Polícia Civil


Emprego

Sine Tocantins recruta candidatos para 20 vagas de auxiliar de montagem

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego,ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.


Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira