Monday, 21 de October de 2019

GERAL


Turismo

São Luis: uma grande (re)descoberta cultural, bem ao nosso lado

27 Feb 2012

Por Sonielson Sousa*

Fotos: Bel Pedrosa



A pouco mais de 1.200 km de Palmas e com uma forte influência cultural sobre o mais novo estado da federação, São Luís – que em setembro deste ano completa 400 anos de fundação – é um destino que aos poucos vai sendo (re)descoberto pelos tocantinenses.

Patrimônio Histórico Mundial e com um arrojado aparato turístico, a cidade é um exemplo pulsante de que o moderno pode ocupar o seu espaço sem necessariamente ter que suprimir o histórico. Assim, a “nova” São Luís é um reflexo de toda a efervescência cultural da “antiga” cidade. E, juntas, fazem da capital maranhense um lugar incomparável.

Só em 2011 – ápice da crise econômica européia –, desembarcaram na cidade nada menos que quase dois milhões de turistas, com uma taxa de ocupação hoteleira sempre acima dos 60%.

Parte deste sucesso se deve ao esforço da atual administração municipal, que vem conseguindo dar um “up” no incremento turístico da cidade e, desta forma, estruturou os aparelhos turísticos de São Luís, além de ter ampliado a oferta de vôos para a ilha. “Antes [da atual administração] tínhamos apenas dois vôos diretos de São Luís para outras capitais, hoje são sete”, destaca o secretário municipal de Turismo, o jovem Liviomar Macatrão, que juntamente com os coordenadores de promoção turística Hugo Veiga e Dayanna Barros já estão com o “pé na estrada” divulgando o São João de São Luís nestas sete capitais (Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Teresina). “O nosso grande diferencial é que aqui os ludovicenses se envolvem de corpo e alma nos festejos, seja no carnaval ou em junho. E isso contagia o turista, que sente na pele uma expressão cultural de grande porte”, disse Macatrão, ao explicar que o turismo sempre recebeu especial atenção do prefeito João Castelo (PSDB).

Centro Histórico de São Luís

 

E a ampliação no número de vôos já mostra seus primeiros resultados. Enquanto em 2009, houve um fluxo de embarque e desembarque de  984.756 passageiros em 19.284 voos, em 2011 a Infraero informa que este saldo pulou para 1.844.334 pessoas em 27.923 voos. Em três anos, a movimentação no aeroporto internacional Cunha Machado viu sua capacidade ser duplicada.

Jornalistas recém kit com informações turísticas dos secretários Edwin Jinkins - Comunicação (2º da esquerda para direita) e de Liviomar Macatrão - Turismo (3º dir. p/ esq)

 

O funcionário público palmense José Lúcio Leal, que também é professor da rede estadual de ensino, esteve na capital maranhense nas férias de janeiro e disse que se surpreendeu com a cidade. “São Luís era uma das poucas capitais do Nordeste que eu não conhecia. Fiquei impressionado com o apelo cultural do lugar, além das belezas naturais da ilha”, conta Lúcio, que destaca como seus lugares preferidos a Laguna Jansen e a Ponta da Areia. “O traçado da cidade, que é cortada por pontes, é outro atrativo à parte. Isso sem falar no centro histórico”, arremata o professor.

LEIA TAMBÉM

- Prefeitura de São Luís presta serviços de informações turísticas durante o Carnaval 

- Carnaval é comemorado de diferentes formas pelo mundo; Em São Luís, festejos comemoram 400 anos

- Bloco afro leva às ruas histórias dos negros que construíram São Luís

- Fuzileiros da Fuzarca: 76 anos de tradição no carnaval de São Luís

 

Hotéis e culinária
Quem vai a São Luís, já pode contar com excelente rede hoteleira, que vai desde os luxuosos Hotel Luzeiros ( www.luzeirossoaluis.com.br   ) e Pestana São Luís ( www.pestana.com ) até o não menos confortável Brisamar Hotel ( www.brisamar.com.br ).

No Hotel Luzeiros, maior e mais luxuoso da cidade, próximo à Avenida Litorânea, houve até a “importação” de um gerente geral com passagens por grande redes hoteleiras mundo à fora. Antes de aportar em São Luís, o paulistano Dagoberto Silva – com atuação reconhecida em todo o país – já havia passado por grandes destinos turísticos, como Venezuela, Panamá e outros países do Caribe.

Staff do Hotel Luzeiros, o mais moderno da cidade

Ponta da Areia. Ao fundo, à direita, o luxuoso hotel Luzeiros

No Hotel Pestana São Luís, é impossível passar despercebida a tradicional feijoada de fim de semana, com uma infinidade de sabores. Trata-se do primeiro hotel 5 estrelas da capital, e mantém o padrão de excelência de atendimento, com várias opções de lazer dentro do hotel, como quadras de tênis e um mini parque aquático.

Já o Brisamar Hotel é conhecidíssimo na cidade pelo seu Restaurante Dom Sebastião, que oferece o tradicional almoço de mariscos às sextas-feiras. Sem dúvidas, é o restaurante mais procurado da sexta-feira em São Luís.



Grupo de jornalistas é recebido pelo prefeito João Castelo (centro)

VEJA ABAIXO OS PRINCIPAIS ROTEIROS TURÍSTICOS E EVENTOS DE SÃO LUÍS

Rota das Emoções: A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e a Operadora de Viagens CVC oficializaram que a cidade será o portão de entrada da Rota das Emoções.

Iluminação Artística - A Prefeitura de São Luís, por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e as secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entregou em setembro dois monumentos restaurados e com iluminação artística: A Pedra da Memória e o Talude da Praça Maria Aragão. A gestão municipal, que já iluminou também o Monumento do Pescador, na Avenida Litorânea, trabalha também para finalizar a reforma da Feira da Praia Grande e iniciar a restauração e iluminação da Fonte do Ribeirão.
 
Circuito Comedoria de Mercado: Acontece em bares e restaurantes localizados nos mercados das Tulhas e Central, trazendo como ingredientes pratos variados, temperados com apresentações culturais e muita descontração. Em vários pontos estratégicos da cidade, acontece a distribuição de guias e panfletos do evento. Todos os garçons dos bares participantes usam coletes com a marca do festival. Além de uma saborosa culinária regional, os participantes do Circuito puderam curtir atrações culturais como forró pé de serra, pagode, chorinho e MPB, todas as sextas e sábados. Em 2012, o circuito acontecerá numa Feira da Praia Grande mais limpa, arejada e bonita.

Serenata Histórica em São Luís: Atraiu, novamente este ano, centenas de pessoas pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Iniciada num dos mais visitados pontos turísticos da capital maranhense, a Praça Benedito Leite, a caminhada percorre monumentos, becos, ladeiras e vielas que marcaram a história maranhense.
Ao som de violões, cavaquinhos e saxofones, músicos do conjunto Pipiu e Cia entoam as mais belas músicas românticas, além de canções representativas da música popular maranhense e brasileira. Durante alguns pontos, como a sede da prefeitura da cidade e na Rua do Giz, encenações teatrais eram realizadas pelo Grupo Tramando Teatro, envolvendo o público presente com uma mistura de lenda, romance e comédia.

São Luís é um Palco: O evento é realizado em frente ao futuro Museu da Gastronomia, com apresentações folclóricas, como Tambor de Crioula, Bumba-meu-boi, Shows com Artistas locais, Artes Cênicas,  Blocos Tradicionais e Cacuriá. O Objetivo é proporcionar aos visitantes da cidade e a comunidade local mais uma alternativa de lazer, através de apresentação culturais, favorecendo a tradição, a memória e a valorização da cultura maranhense.

Roteiro São Luís Capital Brasileira do Reggae: Os visitantes participam do roteiro através de agências de viagens e poderão conhecer clubes de reggae, participar de oficinas de danças, conhecer a história do reggae e de importantes profissionais do meio, fazer dreads nos cabelos e etc.

Museu da Gastronomia: Também no Centro Histórico, o museu valorizará algo de mais atrativo: a culinária. A comida peculiar até pela forte miscigenação do povo é alvo de elogios de todos que chegam. O arroz de cuxá, o beiju, cuscuz de milho, manuê, peixe frito, caranguejada, são algumas das iguarias que o turista poderá apreciar no local. As atividades estão de vento em polpa e será entregue em 2012.

* Sonielson Sousa viajou à São Luís a convite da Secretaria Municipal de Turismo daquela cidade. No decorrer dos próximos dias, novas matérias serão publicadas sobre a rica tradição da capital maranhense.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.

Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira