Sunday, 21 de October de 2018

GERAL


MEIO AMBIENTE

Secretaria da Agricultura participa da Feira Mundial de Sociobiodiversidade em Belém - PA

06 Aug 2018    21:50
ASCOM/Divulgação Secretaria da Agricultura participa da Feira Mundial de Sociobiodiversidade em Belém - PA Uma das ações do Governo do Estado em sociobiodiversidade foi a construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio

Para conhecer mais e trocar experiências sobre os modos de produção que respeitam e integram os modos de vida de agricultores locais, a sociobiodiversidade, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa nesta semana, 7 a 10, da 1ª Feira Mundial de Produtos da Sociobiodiversidade. A Feira acontece dentro da programação do Fórum Sócio Mundial Belém + 30.

De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade da Seagro, Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental importância para apoiar as comunidades tradicionais do Tocantins que participam do evento: indígenas, quilombolas, mulheres extrativistas e quebradeiras de coco.  “Vamos expor produtos feitos no Tocantins e divulgar nossa cultura, além de participar de momentos de conversas sobre a construção de políticas públicas e apresentar como foram o processo e construção de propostas no Tocantins”, afirmou.

Marta Barbosa explica que o Tocantins está bem avançado no processo de sociobiodiversidade e que o Governo do Estado vem realizando um trabalho, desde 2008, voltado para construir políticas públicas estaduais, como também nacionais, com ações de fortalecimento à sociobiodiversidade. Ações como a participação em seminários, criação da diretoria e gerência de sociobiodiversidade na Seagro, construção do Plano Plurianual, a construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio, entre outras.

O Fórum Social Mundial (FSM)

É um evento organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global e promete reunir representantes de diferentes comunidades tradicionais do Brasil e do mundo.

Participam do evento pesquisadores, acadêmicos e gestores com objetivo de propiciar diálogos interdisciplinares e interculturais sobre a salvaguarda dos recursos naturais e o patrimônio cultural. Serão abordados assuntos como os avanços científicos, éticos e jurídicos ao longo das últimas três décadas e também debater e alertar sobre as atuais ameaças à sociobiodiversidade do planeta.   

Durante o evento acontecem exposições dos produtos da biodiversidade, festival intercultural, cultura alimentar e gastronomia e encontro de crianças de todos os povos e etnias, além de minicursos e oficinas.  

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

39

AMEI!
AMEI!

40

KKKK
KKKK

49

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

32

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

31

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

feira sociobiodiversidade belém

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.

Desenvolvimento

Empresas tocantinenses são beneficiados com incentivos fiscais

Para conquistar o direito ao incentivo fiscal, o empreendedor deve apresentar projeto de viabilidade econômico-financeira ao Conselho de Desenvolvimento Econômico




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira