Wednesday, 20 de February de 2019

GERAL


Educação

Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios

28 Jun 2018    19:52
SECOM/SEDUC Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios Aula inaugural do Pronatec

A secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se antecipa, e inicia as atividades do segundo semestre de 2018 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção da pasta é mobilizar os cursistas e motivá-los para as aulas que acontecerão no início do mês de agosto.

Já foram realizadas aulas inaugurais dos cursos técnicos em Guaraí, Natividade, Presidente Kennedy e Tocantinópolis. Na oportunidade, os estudantes conhecem a programação didática dos cursos e recebem os kits com o material pedagógico. A pasta também está promovendo aulas informativas para os cursistas da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), até o dia 29 de junho, em 15 municípios.

Em todo o Estado estão sendo beneficiados cerca de 680 jovens e adultos com cursos presenciais e outros 300 na modalidade à distância. Os cursos ofertados visam ofertar capacitação, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

As áreas são dispobilizadas conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo. Dentre as opções de cursos estão: inglês aplicado a serviços turísticos, recepcionista de eventos, cerimonialista, assistente de contabilidade, frentista, cuidador de idosos, fruticultura, agricultor orgânico, assistente financeiro e informática.

Na modalidade FIC, os cursos técnicos são: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Agroecologia e Meio Ambiente.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, ressalta o impacto do programa no desenvolvimento individual e na economia do Estado.  “Por meio do Pronatec, buscamos expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional técnica de nível médio no Estado. Além de dar às pessoas condições de se qualificar profissionalmente e ter uma renda familiar melhor, com o Pronatec, estamos contribuindo para a formação de mão de obra de acordo com o potencial econômico de cada região”, frisou a Secretária.

O aluno do curso de Agroecologia, Lucas Bispo de Oliveira, de Gurupi, está empolgado com a possibilidade de se qualificar profissionalmente. “Pretendo formar em Agronomia. E esse curso já vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.

A cursista de Pedro Afonso, Natália Meneguetti, escolheu o curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos por acreditar que irá agregar valor ao currículo. “O programa do curso vai abranger a fala, a escrita e a leitura em inglês. Sei que essa base irá ajudar bastante na minha formação e contribuir para o meu futuro profissional e pessoal”, relatou.


COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira