Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

GERAL


Educação

Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios

28 Jun 2018    19:52
SECOM/SEDUC Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios Aula inaugural do Pronatec

A secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se antecipa, e inicia as atividades do segundo semestre de 2018 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção da pasta é mobilizar os cursistas e motivá-los para as aulas que acontecerão no início do mês de agosto.

Já foram realizadas aulas inaugurais dos cursos técnicos em Guaraí, Natividade, Presidente Kennedy e Tocantinópolis. Na oportunidade, os estudantes conhecem a programação didática dos cursos e recebem os kits com o material pedagógico. A pasta também está promovendo aulas informativas para os cursistas da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), até o dia 29 de junho, em 15 municípios.

Em todo o Estado estão sendo beneficiados cerca de 680 jovens e adultos com cursos presenciais e outros 300 na modalidade à distância. Os cursos ofertados visam ofertar capacitação, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

As áreas são dispobilizadas conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo. Dentre as opções de cursos estão: inglês aplicado a serviços turísticos, recepcionista de eventos, cerimonialista, assistente de contabilidade, frentista, cuidador de idosos, fruticultura, agricultor orgânico, assistente financeiro e informática.

Na modalidade FIC, os cursos técnicos são: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Agroecologia e Meio Ambiente.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, ressalta o impacto do programa no desenvolvimento individual e na economia do Estado.  “Por meio do Pronatec, buscamos expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional técnica de nível médio no Estado. Além de dar às pessoas condições de se qualificar profissionalmente e ter uma renda familiar melhor, com o Pronatec, estamos contribuindo para a formação de mão de obra de acordo com o potencial econômico de cada região”, frisou a Secretária.

O aluno do curso de Agroecologia, Lucas Bispo de Oliveira, de Gurupi, está empolgado com a possibilidade de se qualificar profissionalmente. “Pretendo formar em Agronomia. E esse curso já vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.

A cursista de Pedro Afonso, Natália Meneguetti, escolheu o curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos por acreditar que irá agregar valor ao currículo. “O programa do curso vai abranger a fala, a escrita e a leitura em inglês. Sei que essa base irá ajudar bastante na minha formação e contribuir para o meu futuro profissional e pessoal”, relatou.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

PRONATEC AULA TÉCNICO ENSINO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Radioterapia

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço.

Declaração Polêmica

Kátia Abreu comenta declaração polêmica de vice de Bolsonaro

“De onde saiu esse homem meu Deus do céu. Criei 3 filhos sozinha como milhares de mulheres de mulheres no Brasil”, indaga Kátia.



Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa

No programa eleitoral, Amastha utiliza o depoimento da mãe da criança, Fabiana Evangelista Ferreira, para jogar a culpa do ocorrido no recém-eleito Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), que na época do ocorrido era deputado estadual.


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira