Friday, 14 de December de 2018

GERAL


Educação

Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios

28 Jun 2018    19:52
SECOM/SEDUC Secretaria da Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios Aula inaugural do Pronatec

A secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se antecipa, e inicia as atividades do segundo semestre de 2018 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção da pasta é mobilizar os cursistas e motivá-los para as aulas que acontecerão no início do mês de agosto.

Já foram realizadas aulas inaugurais dos cursos técnicos em Guaraí, Natividade, Presidente Kennedy e Tocantinópolis. Na oportunidade, os estudantes conhecem a programação didática dos cursos e recebem os kits com o material pedagógico. A pasta também está promovendo aulas informativas para os cursistas da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), até o dia 29 de junho, em 15 municípios.

Em todo o Estado estão sendo beneficiados cerca de 680 jovens e adultos com cursos presenciais e outros 300 na modalidade à distância. Os cursos ofertados visam ofertar capacitação, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

As áreas são dispobilizadas conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo. Dentre as opções de cursos estão: inglês aplicado a serviços turísticos, recepcionista de eventos, cerimonialista, assistente de contabilidade, frentista, cuidador de idosos, fruticultura, agricultor orgânico, assistente financeiro e informática.

Na modalidade FIC, os cursos técnicos são: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Agroecologia e Meio Ambiente.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, ressalta o impacto do programa no desenvolvimento individual e na economia do Estado.  “Por meio do Pronatec, buscamos expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional técnica de nível médio no Estado. Além de dar às pessoas condições de se qualificar profissionalmente e ter uma renda familiar melhor, com o Pronatec, estamos contribuindo para a formação de mão de obra de acordo com o potencial econômico de cada região”, frisou a Secretária.

O aluno do curso de Agroecologia, Lucas Bispo de Oliveira, de Gurupi, está empolgado com a possibilidade de se qualificar profissionalmente. “Pretendo formar em Agronomia. E esse curso já vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.

A cursista de Pedro Afonso, Natália Meneguetti, escolheu o curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos por acreditar que irá agregar valor ao currículo. “O programa do curso vai abranger a fala, a escrita e a leitura em inglês. Sei que essa base irá ajudar bastante na minha formação e contribuir para o meu futuro profissional e pessoal”, relatou.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

29

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

27

AMEI!
AMEI!

26

KKKK
KKKK

27

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

23

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

PRONATEC AULA TÉCNICO ENSINO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


CPPA

Mesmo com situação levada à Justiça, esgoto a céu aberto continua na CPPA

MPE/TO e Prefeitura também judicializaram o caso, mas o problema continua na Casa de Prisão Provisória

Sindicância

Estado abre sindicância para apurar situação de servidores na Secretaria de Governo

De 18 de dezembro a 28 de fevereiro de 2019, terá início o recadastramento de todos os servidores do Poder Executivo




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira