Tuesday, 23 de April de 2019

GERAL


Seagro

Secretário César Halum defende trabalho integrado para aumentar produção dos projetos Manuel Alves e São João

18 Mar 2019    09:42    alterado em 18/03 às 09:42
Secretário César Halum defende trabalho integrado para aumentar produção dos projetos Manuel Alves e São João

“É preciso um trabalho integrado para que a gente possa colocar o projeto Manuel Alves e também o projeto São João em condição de produção na sua capacidade total”, defendeu o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum, durante visita ao Manuel Alves, instalado em Dianópolis, Sudeste do Estado, no último sábado, 16 de março.

O secretário ressaltou que a viabilidade da Central de Abastecimentos de Hortifrutigranjeiros (Ceasa) está ligada diretamente aos dois projetos de irrigação, Manuel Alves e São João. “Com a produção desses dois projetos podemos iniciar o abastecimento do Ceasa e cumprir o sonho de que vamos consumir o que produzimos no Tocantins”, disse.

Durante a visita, César Halum se reuniu com produtores identificou as demandas do projeto e apontou as possíveis soluções para o Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA)
 
Produção
Atualmente, segundo o gerente do DIMA, Patrik Diogo Antunes, 101 pequenos produtores, em uma área de aproximadamente 950 hectares produzem cerca de 800 toneladas de frutas por mês. Dentre as principais espécies está a banana, abacaxi, manga, coco, mamão, limão e tangerina. Parte da produção é comercializada no Tocantins, mas a maior parte vai para os Estados do Pará, Maranhão, São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, além do Distrito Federal, perfazendo uma movimentação financeira de R$ 1 milhão, por mês. O projeto gera cerca de 250 empregos diretos, com possibilidade de chegar a 1.250 empregos diretos e 2.000 mil indiretos, após a ocupação de sua área total, que é de 3.792 hectares, incluído lotes para pequenos produtores e área empresarial.

Manuel Alves
Iniciado em 2007, o Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado no município de Dianópolis, desponta como um dos maiores polos de produção de frutas do Tocantins. A tecnologia de irrigação utilizada é a de aspersão convencional. A área do projeto possui bastante água, além de solo e clima adequados para o cultivo de frutas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira