Thursday, 02 de July de 2020

GERAL


Palmas

Seder realiza blitz produtiva junto a produtores de Soja

17 Mar 2015

Para dá visibilidade a esse trabalho e oferecer o suporte da Prefeitura de Palmas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou na manhã desta terça-feira, 17, uma Blitz Produtiva em fazendas produtoras de grão em Palmas.
Participaram da blitz o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, acompanhado de técnicos da pasta e agricultores dos Projetos de Assentamento Rural Entre Rios e Sítio. Na ocasião, o secretário explicou que a finalidade da blitz é ampliar a relação com os produtores rurais do segmento de soja e dar visibilidade a esta área de produção em Palmas. 
"Nós precisamos interagir com a área produtiva do município. Palmas possui uma área produtiva que precisa ser mais conhecida e valorizada, a Prefeitura está à disposição do agricultor para dá o suporte necessário para isto",  afirmou Sahium,  ao ressaltar também que a presença dos agricultores dos Projetos de Assentamento visa a integração entre o pequeno e o grande produtor, para que possam trocar experiências e conhecimento, além da possibilidade do desenvolvimento de ações em conjunto. 
Acompanhando a ação, a agricultora Tânia Maria Macedo, do P.A Sítio, afirmou que oportunidade de conhecer outras experiências é fundamental para o pequeno produtor rural. "Está é uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento, importante para ambas as partes", disse. 
Dentre as fazendas visitadas estão as fazendas América, Três Ranchos I, Três Ranchos II e Tarumã.  Somente na Fazenda Três Ranchos II foram plantados 1.300 hectares de soja e 800 de milho. Todas as fazendas utilizam o processo de plantio na entresafra, a safrinha, de milho, milheto e sorgo. 
"Apesar de pouco divulgado o plantio de soja na região rural de Palmas já pode ser considerado tradicional, sendo que as primeiras fazendas, como as Três Ranchos I e II, começaram a produzir ainda no início da década de 80", explicou o proprietário rural, Gilberto Marasca. 
O plantio de outras culturas na entresafra da soja, além de tornar as terras produtivas o ano todo, possibilita a recuperação do solo que permanece saudável e de boa qualidade.
 
Estradas Vicinais
Durante a visita, Sahium se comprometeu também a enviar máquinas e técnicos do Município para realizar a recuperação das estradas vicinais de acesso a região rural da Capital. O secretário ressaltou ainda que Palmas possui uma forte vocação para a produção agrícola, vocação esta já em exercício por um bom número de produtores. "O que precisamos é, além de dar visibilidade a estes produtores, transformar esta produção em agroindústria. A agroindustrialização chega através da produção, e isto já começamos", afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins contabiliza 232 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.454 casos no total, destes, 7.226 pacientes estão recuperados, 4.019 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 209 pacientes foram a óbito.



Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”

Evento acontece no próximo dia 11 e vai arrecadar doações para famílias da capital


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação

Para Luiz Fernando, a prioridade é preservar a saúde dos profissionais. “Cada um destes trabalhadores tem sua família. Não há bom senso em insistir na exposição se temos alternativas”, considera.


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”


Araguaia

Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios


Palmas

Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira