Saturday, 04 de July de 2020

GERAL


Palmas

Seder tem objetivo de ampliar oferta de produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal

16 Jun 2015

A alimentação é fundamental para a garantia de boa saúde. Para isto o consumidor deve ficar atento à origem dos alimentos adquiridos, principalmente àqueles que exigem manipulação. Para garantir a segurança alimentar e qualidade de produtos ofertados ao cidadão de Palmas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) mantém o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

 

O SIM certifica os produtores quanto à origem e à qualidade de manipulação dos produtos. O Serviço de Inspeção Municipal é regido pela Lei Municipal nº 803/1999, que trata da inspeção industrial e sanitária e pela Lei nº 1228/2003, que trata dos produtos artesanais. Dentre os principais produtos acompanhados pelo órgão estão produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel, doces, biscoitos e temperos.

 

O selo é um atestado da boa procedência e da qualidade dos produtos certificados.  "O acompanhamento é realizado desde a chegada da matéria-prima até a embalagem e conservação deste alimento que será comercializado no município de Palmas", explica o gerente do SIM na Seder, Wesley Rodrigues Farias.

 

Segundo o gerente, a Seder está trabalhando para ampliar o número de produtores que possuem o Selo no município, que atualmente são 20, mas reforça que o consumidor tem papel fundamental nesse processo, uma vez que cabe a ele exigir do comerciante que o produto tenha certificação. "O produto certificado possui um custo um pouco maior, mas tem a garantia de que todo o seu processo de fabricação, manipulação e acondicionamento estão conforme as normas de segurança alimentar", frisa.

 

Em Palmas o foco da Seder é certificar os produtores de ovos, queijos, leite, espetinhos, cortes e fracionamentos. Até a próxima semana mais quatro produtores devem receber a Certificação, além de um grande supermercado da Capital, que está concluindo seu processo de adequação às normas do SIM, para a área de cortes fracionados de carnes, frios, aves e peixes. "Queremos que nossos produtores sejam capazes de atender toda a demanda da cidade com produtos certificados", reforça o secretário da Seder, Roberto Sahium.

 

Produtor

 

Se para o consumidor a certificação oferece a garantia de um alimento seguro, para o produtor o Selo agrega valor e qualidade ao produto final. Quem obtém o Selo sai da clandestinidade, formaliza seu empreendimento e pode entrar em mercados mais exigentes.

 

A renovação do selo SIM é válida por um ano e torna estas empresas aptas a comercializar seus produtos. Uma equipe, formada por engenheiro agrônomo e médicos veterinários, realiza visitas diárias aos estabelecimentos para inspecioná-los antes de certificá-los.

 

O interessado em obter o selo SIM para seu produto deve procurar a Gerência de Inspeção Municipal da Seder e solicitar através de requerimento próprio sua inclusão no sistema responsável pela normatização, liberação, supervisão e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal. Mais informações – 2111-2602.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 291 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.736 casos no total, destes, 7.324 pacientes estão recuperados, 4.201 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 211 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira