Monday, 24 de September de 2018

Monday, 24 de September de 2018

GERAL


Violência

Seis casos de violência doméstica em Araguaína são registrados pela DPE-TO no fim de semana

20 Aug 2018    15:09
Divulgação Seis casos de violência doméstica em Araguaína são registrados pela DPE-TO no fim de semana

Durante o plantão neste final de semana (iniciado às 17h da última sexta-feira, 17, e concluído às 8h desta segunda-feira, 20), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Araguaína, no Norte do Estado, recebeu 13 ações judiciais criminais designadas à Instituição automaticamente pelo Poder Judiciário. Destas ações, quase metade – seis casos – são relacionadas a mulheres que sofreram algum tipo de agressão e formalizaram a denúncia no plantão da comarca.


A orientação é que essas mulheres procurem a Defensoria, que pode ajudá-las com as orientações jurídicas.  “As mulheres vítimas de violência geralmente são assistidas da área da Família, pois é extremamente necessário para autonomia delas terem regulamentadas a guarda de filhos, pensão alimentícia, divórcio, entre outros direitos”, destaca a defensora pública Téssia Gomes Carneiro, que atuou no plantão do fim de semana.


A Defensora Pública destaca, ainda, que as mudanças do direito de Família promovem a igualdade entre homens e mulheres, rompendo a cultura patriarcal no contexto familiar. “A imposição de um papel de submissão à mulher não está alinhada à leitura do direito da família igualitária, onde homem e mulher têm o mesmo poder de decisão e liberdade, como o divórcio, planejamento familiar, que privilegiam as escolhas femininas”, contextualizou a Defensora Pública.


Violência doméstica

A Defensoria atua na assessoria jurídica de todas as pessoas dentro do perfil de assistido que procuram a Instituição nestes casos, tanto as vítimas como os indiciados.


Relatório divulgado pela DPE-TO, no último dia 7, mostra que em Araguaína foram 318 atendimentos na Instituição, de janeiro a julho deste ano, relacionados à violência contra a mulher, sejam denúncias ou, ainda, atendimento e orientações jurídicas sobre o assunto. O número coloca a cidade como a segunda do Estado com maior atendimento nessa área, ficando atrás de Palmas, com 1.084 atendimentos na DPE-TO, nessa área.


Especificamente sobre denúncias de violência contra a mulher, os dados do departamento de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria revelam que, em todo o Estado, 943 denúncias chegaram à Instituição no primeiro semestre deste ano.


Denuncie

Os principais meios de denúncias relativas à violência doméstica é o “Ligue 180” e “Disque 190”, que podem ser acionados gratuitamente. As vítimas de violência podem acionar a Polícia pelo telefone 190.


O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da DPE-TO também pode ajudar nas orientações jurídicas e medidas judiciais, já que foi instituído especialmente para atender às mulheres vítimas de violência. Entre as atribuições do Núcleo estão: prestar orientação e apoio de natureza sócio-jurídica, encaminhar os casos de acordo com as suas especificidades à rede de proteção e defesa da mulher, desenvolver ações de prevenção mediante atendimento especializado de orientação e assistência jurídica, psicológica e social; e realizar estudos e pesquisas voltadas à temática, com vista à elaboração das políticas públicas dirigidas à proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentre outros.


Para entrar em contato com o Nudem, o telefone é (63) 3218-6771.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

defensoria violência mulher

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira