Friday, 15 de February de 2019

GERAL


Direitos Humanos

Semana Estadual de Direitos humanos: tema é abordado com estudantes e comunidades do Tocantins

12 Dec 2018    10:36

Contribuir para a promoção dos direitos humanos a fim de que haja a formação de protagonistas na defesa e efetivação desses direitos fundamentais são alguns objetivos que norteiam os projetos “Cine Defensoria” e “Defensores da Cidadania”. Realizados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NDDH), ações desses projetos integram, entre outras atividades, a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, que tem levado o tema a estudantes e comunidades do Tocantins.

 

As atividades da Semana são realizadas de 7 a 14 de dezembro, em diferentes municípios do Estado. A programação foi aberta oficialmente em Gurupi, na região Sul do Tocantins, com palestra sobre direitos humanos, no Centro Educacional Paroquial Fé e Alegria Bernardo Sayão.

 

Em Paraíso do Tocantins, a 61 km de Palmas, a programação também teve palestra com o tema “O que são direitos humanos”, na Escola Estadual São José Operário.  A atividade foi realizada na segunda-feira, 10, e teve a participação da defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso, da analista do NDDH, Liz Marina Regis Ribeiro, e foi realizada com o apoio do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Cristalândia.

 

Em Colinas, município a 264 Km da Capital, “O que são direitos humanos”, também foi o tema abordado. A atividade, realizada por meio de roda de conversa e dentro da proposta do projeto “Defensores da Cidadania”, foi conduzida pelo servidor da DPE Isaú Flaviano Queiroz Diniz, no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros.

 

Já em Tocantínia, município localizado a 74 Km da Palmas, a programação foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Ktãwanõ e Akê, reunindo principalmente a comunidade indígena em uma roda de conversa com o tema “Direito à identificação e retificação de nome para inclusão da etnia”. A ação foi conduzida pela defensora pública Maurina Jácome Santana, coordenadora em substituição do NDDH, auxiliada pela analista do referido Núcleo Tatiane Dias.

 

Em Porto Nacional, a 62 Km de Palmas, o tema “O que são os direitos humanos” voltou a ser o foco da programação oficial e foi abordado por meio de palestra do projeto “Defensores da Cidadania”. A palestra foi ministrada nesta terça-feira, 11, aos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Florêncio Aires, pela defensora pública Maurina, auxiliada pela analista Liz Marina.

 

A palestra apresentou, principalmente, que os direitos humanos se referem a importantes direitos conquistados e universais. Entre outros pontos, foi explanada a importância de se compreender os direitos humanos como direitos de todos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, religião e/ou qualquer outra condição.

 

Orientadora educacional no CEM que recebeu a atividade, Tânia Sirley Barreto Lopes falou sobre a importância do tema: “A atividade vem favorecer muito o esclarecimento dos alunos e servidores em relação aos direitos humanos”, disse, destacando, ainda,  a parceria com a Defensoria Pública em outros projetos, como o Defensoria Pública Nas Escolas.

 

Para a coordenadora pedagógica da referida unidade escolar, Luciana Pereira de Sousa, a palestra foi significativa porque abordou um tema que os estudantes precisam conhecer de forma mais ampla.

 

Ainda na terça-feira, 11, em Guaraí, a 177 km de Palmas, foi realizada, na Escola Estadual Raimundo Alencar Leão, uma edição do projeto “Cine Defensoria”. Os debates foram conduzidos por Janaíze de Jesus e Fábio Araújo e tiveram como tema “direitos humanos e bullying”.

 

Uma série de outras atividades é realizada em outros municípios do Tocantins até a próxima sexta-feira, 14 (para conferir a programação, clique aqui: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/30982).

 

A Semana

Realizada pela DPE-TO, por meio do NDDH, e com o apoio de unidades e Diretorias Regionais da Defensoria, a Semana Estadual de Direitos Humanos promove um amplo e democrático debate sobre o tema e os aspectos práticos para a efetivação desses direitos.

 

Conforme informações do NDDH, a participação de voluntários, que abraçaram a programação da Semana, permitiu que as atividades sejam realizadas em diferentes comarcas do Tocantins, ampliando o alcance do tema e fazendo com que seja debatido e repercutido por pessoas em todo o Estado. Ainda conforme o NDDH, o protagonismo de unidades da DPE no interior do Estado também foram fundamentais para o sucesso da Semana.

COMPARTILHE:


Confira também:


Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira