Thursday, 06 de August de 2020

GERAL


Cangalha

Serra pode virar área de proteção

24 Mar 2010

O coordenador de Áreas Protegidas do órgão ambiental Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilmar Cabral, e o consultor contratado pela TNC – The Nature Conservancy visitaram o município de Campos Lindos, a 450 quilômetros da Capital para iniciar a organização de uma consulta publica para criação da Unidade de Conservação da Serra da Cangalha localizada nas mediações do município.

A visita teve como objetivo levar ao conhecimento da comunidade local a intenção do órgão, bem como a importância e as contribuições de uma UC para a região. Por quatro dias a equipe promoveu encontros com representantes políticos, assentados e a comunidade em geral para apresentar a proposta visando à cooperação das comunidades vizinhas e focando na melhoria da qualidade de vida, bem como a preservação dos recursos naturais existentes na região.

Na ocasião, o coordenador disse que o órgão ambiental e o Governo do Estado, através Naturatins defendem os interesses da comunidade local e que além dessas visitas será realizada consulta pública para esclarecer e buscar subsídios na criação da UC, permitindo de ma forma democrática, ouvir todos os lados envolvidos.

Para o presidente do Naturatins, Stalin Júnior, a consulta não só visa à proteção dos recursos naturais, mas também a conservação dos recursos físicos e culturais do parque, que também podem ser aproveitados para outros fins, como o desenvolvimento sustentável e do turismo local.

Segundo o cronograma, a consulta pública está marcada o dia 24 de abril em local a definir e será focada no estudo técnico, que trata da importância do plano de manejo na unidade de conservação e sua relevância na busca do desenvolvimento sustentável e do turismo na região.

O apoio da TNC é resultado do termo de cooperação firmado em fevereiro de 2008 pelo Governo do Estado e a ONG ambientalista, para proteção e gestão das Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado.

Importância

A Serra da Cangalha está localizada no nordeste do Estado, entre os municípios de Goiatins e Campos Lindos. A montanha em forma de anel mostra que entre 251 e 300 milhões de anos atrás um meteoro atingiu a terra em um ângulo de 25-30º. O impacto fraturou a crosta terrestre e o intenso calor gerado pela energia do impacto fundiu rochas formando a Serra da Cangalha. O conjunto da Serra é uma cratera, sendo a segunda maior do país e uma das mais perfeitas entre das 12 crateras presentes na América do Sul. (Ascom/Naturatins)

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 646 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 28.312 casos no total, destes, 17.347 pacientes estão recuperados, 10.550 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 415 pacientes foram a óbito.

"Operação Direct"

Polícia Federal investiga fraudes a licitações e atos de corrupção no interior do Tocantins

O nome da Operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira