Planejamento
19 Dec 2012
Técnicos da Sesau - Secretaria de Estado da Saúde estiveram reunidos nesta terça-feira, 18, com gestores e representantes dos municípios de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis para definir ações emergenciais no controle da dengue. Juntos, esses dez municípios contabilizam mais de 80% das notificações da doença em todo o Estado e foram catalogados pelo Ministério da Saúde como prioritários para as ações de combate a dengue.
De acordo com a diretora de Vigilância e Proteção à Saúde, Ruth Mercês Nogueira, o objetivo maior da reunião é evitar que com a mudança dos gestores, após a posse dos prefeitos eleitos, haja uma desmobilização das ações já iniciadas para controle da dengue. “Nós já entramos no período chuvoso e os casos da doença tendem a aumentar. Por isso, precisamos que os novos gestores deem continuidade às ações já desenvolvidas para que o trabalho não pare”, comenta.
Durante a reunião foram apresentadas a situação ento-epidemiológica da dengue e propostas para ações conjuntas de caráter emergencial durante o primeiro trimestre de 2013. A estratégia da Sesau é assessorar os municípios na elaboração de um plano de controle do mosquito vetor da doença. Outro foco será a capacitação dos novos agentes de endemias que vierem a trabalhar nos municípios.
Segundo Magda Borba, prefeita eleita de Miracema do Tocantins, a coleta de todo o lixo espalhado na cidade será a primeira ação de sua gestão para o combate à dengue. “Vamos também procurar conscientizar a população para trabalharmos conjuntamente. Além disso, as ações que já estiverem iniciadas e dando certo, iremos dar continuidade e fortalecer o que precisar”, reforça.