Saturday, 23 de March de 2019

GERAL


Seminário

Sindicato dos Delegados promove II edição do Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais

08 May 2018    16:52
Sindicato dos Delegados promove II edição do Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais

Com o objetivo de capacitar os Delegados da Polícia Civil do Tocantins em uma atuação ainda mais efetiva nas Eleições 2018, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO) realizará no próximo dia 15, o II Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais, no auditório da Fecomércio/TO. O evento ocorre das 08h às 12h e das 14h às 18h, podendo participar delegados de polícia e demais policiais civis.

O seminário contará com a presença de palestrantes, de renome nacional e internacional no âmbito eleitoral, como o assessor jurídico do Tribunal Administrativo de Cundinamarca na Colômbia, o PHD Javier Rincón Salcedo, que irá ministrar a palestra com o tema “Financiamento irregular de campanha”, a assessora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernanda Lage, abordará o tema “Captação irregular de sufrágio” e o procurador da República, Álvaro Manzano, irá explanar sobre “Inquérito policial eleitoral e produção de prova”.

Para o presidente do Sindepol/TO, Delegado Mozart Felix, a segunda edição irá focar em temas sérios e minuciosos, para intensificar ainda mais a capacitação dos Delegados para o combate à corrupção nas eleições de 2018. “Na primeira edição buscamos dar uma introdução a esse universo, explanando dúvidas sobre as ações no processo eleitoral. Para esta segunda edição, traremos temas mais acentuados a respeito dos crimes eleitorais com palestrantes expoentes da área”, explica o presidente.

Eleições

Devido ao cenário atual tocantinense, o seminário se faz ainda mais necessário, pois estão previstas realizações de eleições suplementares para o cargo de Governador do Estado, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Governador de Marcelo Miranda e determinou a realização de eleições diretas.

O primeiro turno, está previsto para o dia 3 de junho e, caso haja segundo turno, a data de retorno às urnas será dia 24 de junho. As eleições gerais ocorrerão no dia 7 de outubro. Em ambos os processos eleitorais, os Delegados terão o importante papel de combater os crimes eleitorais que possam ocorrer.

Investigações no primeiro semestre deste ano

Operações deflagradas pela Polícia Civil, tais como: “Jogo Limpo” e “Espectro” que tiveram como objetivo o combate à corrupção na administração pública, respectivamente na Fundação de Lazer e Esportes de Palmas (Fundesportes) e na Assembleia Legislativa (AL). Em ambas, dentre os crimes praticados, estava lavagem de dinheiro.

Recentemente, foi deflagrado no Bico do Papagaio operação que prendeu o secretário de infraestrutura, Basílio Costa Oliveira, por superfaturamento em pontes. A suspeita é que as notas fiscais e pagamentos tenham sido feitos, com valor acima do que foi gasto, para uma empresa diferente da qual realizou as obras das pontes.

Delegados

O Estado do Tocantins conta hoje com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, estando 178 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 170 Delegados filiados entre aposentados e na ativa, e grande parte deve participar deste Seminário e serão capacitados para manter a segurança das 35 Zonas Eleitorais no estado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Interior

Polícia Civil prende suspeito de homicídio na cidade de Miracema

A prisão de G.G.P.L.S foi realizada por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Miracema do Tocantins em conjunto com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM local.

Relações Internacionais

Trump sinaliza que vai facilitar visto para brasileiros, diz Bolsonaro

Presidente comentou viagem aos EUA em transmissão ao vivo na internet



Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte

Segundo o delegado responsável pela operação, Thiago Bustorff, as diligências estão ocorrendo nos municípios de Araguatinas, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas.


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio

Ainda de acordo com o delegado, a operação ainda está em curso, sendo que a suposta autora foi presa e encaminhada para a unidade prisional feminina de Palmas.


Sustentabilidade

Bandeirantes comemora ações e resultados no Dia Mundial da Água

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país


Palmas

Força Tática do 1° BPM realiza prisão de autores de vários roubos na Região central da Capital


Ensaio Fotográfico

Vamos falar de Síndrome de Down


São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira