Wednesday, 12 de December de 2018

GERAL


Especial

SUS completa 20 anos

03 Jun 2008

Criado pelo Congresso na Constituinte de 1988 o SUS – Sistema Único de Saúde, foi implantado no Brasil no intuito de promover a cidadania e combater a desigualdade social. Há vinte anos os brasileiros estavam esperançosos com o novo programa de saúde do governo federal. Com base na meta de propiciar aos brasileiros um plano de saúde integrado com inúmeros benefícios, o SUS vem a cada dia registrando milhares de consultas, cirurgias, exames laboratoriais por todo o País. Antes do SUS, só tinham direito à saúde no Brasil, os servidores públicos e os trabalhadores com registro em carteira profissional, com base no INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social. Já na última década, os brasileiros tinham a saúde como direito garantido e sancionado por lei.

A problemática enfrentada pelo sistema público de saúde está na corrupção. Os desvios de recursos e má aplicabilidade nos gastos, torna a saúde cada vez mais estagnada. Outro problema enfrentado pelo SUS é a falta de investimentos em tecnologias e médicos especialistas. Apesar do sistema sofrer com estas características deve-se considerar que hoje o Brasil é referência mundial no tratamento do vírus da Aids e realiza o maior número de transplantes públicos do mundo, enquanto outros países como os EUA possuem resultados muito abaixo do desejável, tão quanto defende o secretário da saúde do Tocantins, Eugênio Pacceli: “O SUS supera qualquer outro programa de saúde pública no mundo”.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

20

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cantata de Natal

Primeira noite da Cantata Encanto do Natal emociona com clássicos natalinos

Vice-governador Wanderlei Barbosa abriu o evento no Palácio Araguaia

Requerida pelo MPE

Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

Toda a argumentação e os fatos apresentados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente acatados pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, que expediu a liminar.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira