Monday, 23 de November de 2020

GERAL


PR

Tocantins busca em Curitiba, reconhecimento internacional de zona livre da Peste Suína Clássica

18 Mar 2015

Após a confirmação em fevereiro, feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa), de que o Tocantins mantém o status de zona livre da Peste Suína Clássica (PSC) nacional, o Estado buscará agora o reconhecimento internacional. E nos dias 19 e 20 de março, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo representará o Tocantins na reunião de reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica, que acontecerá na sede da Agência de Defesa do Paraná (Adapar), em Curitiba-PR.

A reunião é promovida pelo Mapa e conta com representantes dos órgãos de defesa estadual de 14 estados que pleiteiam o reconhecimento internacional de zona livre desta doença.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que está confiante num possível reconhecimento internacional do Estado: "Vamos a Curitiba, com o apoio do governador Marcelo Miranda, defender o reconhecimento internacional do Tocantins como zona livre da peste suína clássica, pois acreditamos que as nossas condições sanitárias, testadas recentemente por meio de inquérito sorológico para esta doença e aprovadas pelo Ministério da Agricultura, nos dão esta esperança," disse o presidente. Ele ainda acrescentou que um possível reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE impulsionará a economia do Estado neste setor.

Segundo a inspetora agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec, Jakeline Almeida Lemos Vernier durante a reunião o Ministério da Agricultura tratará das condições dos estados de integrarem o pleito junto a OIE para o reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica do país, apresentando com base nos relatórios enviados pelos estados, os avanços e as pendências de cada unidade federativa.

Dados            
O Tocantins é livre da PSC, enfermidade que afeta os suídeos, desde o ano de 2001. De acordo com os dados, o rebanho de suínos em 2014 foi de 268.746 animais, a grande parte é de criação de subsistência. Os municípios que concentram o maior número de animais é Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Gurupi.

O Estado conta com 12 granjas produtoras e dois frigoríficos, sendo que um é registrado no Serviço de Inspeção Estadual-SIE e o outro no Serviço de Inspeção Municipal-SIM, que estão localizados nos municípios de Palmas e Gurupi, respectivamente.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira