Monday, 06 de July de 2020

GERAL


PR

Tocantins busca em Curitiba, reconhecimento internacional de zona livre da Peste Suína Clássica

18 Mar 2015

Após a confirmação em fevereiro, feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa), de que o Tocantins mantém o status de zona livre da Peste Suína Clássica (PSC) nacional, o Estado buscará agora o reconhecimento internacional. E nos dias 19 e 20 de março, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo representará o Tocantins na reunião de reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica, que acontecerá na sede da Agência de Defesa do Paraná (Adapar), em Curitiba-PR.

A reunião é promovida pelo Mapa e conta com representantes dos órgãos de defesa estadual de 14 estados que pleiteiam o reconhecimento internacional de zona livre desta doença.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que está confiante num possível reconhecimento internacional do Estado: "Vamos a Curitiba, com o apoio do governador Marcelo Miranda, defender o reconhecimento internacional do Tocantins como zona livre da peste suína clássica, pois acreditamos que as nossas condições sanitárias, testadas recentemente por meio de inquérito sorológico para esta doença e aprovadas pelo Ministério da Agricultura, nos dão esta esperança," disse o presidente. Ele ainda acrescentou que um possível reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE impulsionará a economia do Estado neste setor.

Segundo a inspetora agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec, Jakeline Almeida Lemos Vernier durante a reunião o Ministério da Agricultura tratará das condições dos estados de integrarem o pleito junto a OIE para o reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica do país, apresentando com base nos relatórios enviados pelos estados, os avanços e as pendências de cada unidade federativa.

Dados            
O Tocantins é livre da PSC, enfermidade que afeta os suídeos, desde o ano de 2001. De acordo com os dados, o rebanho de suínos em 2014 foi de 268.746 animais, a grande parte é de criação de subsistência. Os municípios que concentram o maior número de animais é Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Gurupi.

O Estado conta com 12 granjas produtoras e dois frigoríficos, sendo que um é registrado no Serviço de Inspeção Estadual-SIE e o outro no Serviço de Inspeção Municipal-SIM, que estão localizados nos municípios de Palmas e Gurupi, respectivamente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.

Saúde

Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

No Tocantins a suspensão das aulas e o regime especial de trabalho dos servidores foram prorrogados até o dia 31 de julho. Os trabalhadores do governo local estão operando na modalidade remota e cumprindo jornada de seis horas.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira