Tuesday, 23 de July de 2019

GERAL


Meio Ambiente

Tocantins conclui segunda etapa do Qualiágua/2018 com monitoramento de 19 bacias hidrográficas

26 Jun 2018    11:40    alterado em 26/06 às 11:40
Divulgação Tocantins conclui segunda etapa do Qualiágua/2018 com monitoramento de 19 bacias hidrográficas Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

A segunda campanha de 2018 do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA)/Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) foi finalizada com o monitoramento de 40 pontos determinados em 19 bacias hidrográficas do Tocantins, a partir de agora a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inicia a condensação dos dados para serem enviados para a Agência Nacional de Águas (ANA). A terceira campanha dever ser iniciada em agosto e o quarto procedimento está programado para ocorrer no mês de outubro.

A primeira e segunda Campanha de 2018 do Qualiágua fazem parte do terceiro período de certificação das metas pactuadas pela Semarh com a ANA no âmbito do projeto federal. Com as metas cumpridas e após a avaliação, a Semarh fica apta para receber o repasse referente ao primeiro semestre deste ano, equivalente a cerca de  R$ 88 mil. A certificação dos dados deve ocorrer num prazo de 60 dias.

Os técnicos do setor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos utilizam a sonda multiparâmeto para coletar as seguintes referências: oxigênio dissolvido, condutividade específica, PH, turbidez, temperatura do ar e da água e a profundidade da coleta. As informações são usadas para construir e conhecer a qualidade das bacias analisadas e assim possibilitando ações específicas e planejamento prévio de uso dos recursos hídricos.

A Semarh percorreu quase todas as regiões do Estado para atingir as 19 bacias hidrográficas, no sistema hidrográfico Araguaia a equipe coletou nos seguintes pontos: Bacia do Rio Araguaia; Bacia do Rio Riozinho; Bacia do Rio Javaés; Bacia do Rio Formoso; Bacia do Rio do Coco; Bacia do Rio Lontra; Bacia do Rio Corda; e Bacia do Rio Piranhas. Já na bacia do Tocantins foram dez pontos: Bacia do Rio Santa Tereza; Bacia do Rio Paranã; Bacia do Rio Palma; Bacia do Rio Manuel Alves da Natividade; Bacia do Rio Manuel Alves Grande; Bacia do Rio Manuel Alves Pequeno; Bacia do Rio Santo Antônio; Bacia do Rio Balsas; Bacia do Rio Sono; e  Bacia do Rio Tocantins.
 
Qualiágua
O Contrato nº 058/2016/ANA, no valor de R$ 1.166.000, prevê o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo de vigência do contrato, que é de cinco anos no total.

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.

Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu



Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro

Organizador e realizador do projeto, o leiloeiro Eduardo Gomes anuncia: “Arrecadações serão destinadas integralmente para as obras do Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas”


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas

Neste ano foram realizados cerca de 50 km de faixas ao longo de alguns limites do Parque. A ação resultou na eliminação da vegetação na superfície do solo.


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019

Das modalidades apresentadas, o eixo atendimento de crianças e/ou adolescentes, tendo em vista a defesa, proteção e promoção dos direitos do público recebeu quatro projetos


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira