Tuesday, 19 de February de 2019

GERAL


Meio Ambiente

Tocantins conclui segunda etapa do Qualiágua/2018 com monitoramento de 19 bacias hidrográficas

26 Jun 2018    11:40    alterado em 26/06 às 11:40
Divulgação Tocantins conclui segunda etapa do Qualiágua/2018 com monitoramento de 19 bacias hidrográficas Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

A segunda campanha de 2018 do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA)/Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) foi finalizada com o monitoramento de 40 pontos determinados em 19 bacias hidrográficas do Tocantins, a partir de agora a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inicia a condensação dos dados para serem enviados para a Agência Nacional de Águas (ANA). A terceira campanha dever ser iniciada em agosto e o quarto procedimento está programado para ocorrer no mês de outubro.

A primeira e segunda Campanha de 2018 do Qualiágua fazem parte do terceiro período de certificação das metas pactuadas pela Semarh com a ANA no âmbito do projeto federal. Com as metas cumpridas e após a avaliação, a Semarh fica apta para receber o repasse referente ao primeiro semestre deste ano, equivalente a cerca de  R$ 88 mil. A certificação dos dados deve ocorrer num prazo de 60 dias.

Os técnicos do setor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos utilizam a sonda multiparâmeto para coletar as seguintes referências: oxigênio dissolvido, condutividade específica, PH, turbidez, temperatura do ar e da água e a profundidade da coleta. As informações são usadas para construir e conhecer a qualidade das bacias analisadas e assim possibilitando ações específicas e planejamento prévio de uso dos recursos hídricos.

A Semarh percorreu quase todas as regiões do Estado para atingir as 19 bacias hidrográficas, no sistema hidrográfico Araguaia a equipe coletou nos seguintes pontos: Bacia do Rio Araguaia; Bacia do Rio Riozinho; Bacia do Rio Javaés; Bacia do Rio Formoso; Bacia do Rio do Coco; Bacia do Rio Lontra; Bacia do Rio Corda; e Bacia do Rio Piranhas. Já na bacia do Tocantins foram dez pontos: Bacia do Rio Santa Tereza; Bacia do Rio Paranã; Bacia do Rio Palma; Bacia do Rio Manuel Alves da Natividade; Bacia do Rio Manuel Alves Grande; Bacia do Rio Manuel Alves Pequeno; Bacia do Rio Santo Antônio; Bacia do Rio Balsas; Bacia do Rio Sono; e  Bacia do Rio Tocantins.
 
Qualiágua
O Contrato nº 058/2016/ANA, no valor de R$ 1.166.000, prevê o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo de vigência do contrato, que é de cinco anos no total.

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.

Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.



Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira