Tuesday, 20 de August de 2019

GERAL


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

12 Jun 2019    11:24    alterado em 12/06 às 11:24
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Diretora de Atenção Primária, está realizando nos dias 11 e 12 de junho o Encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Tocantins. A ação acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Palmas e tem o objetivo de construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Primária nos territórios. Gestores e técnicos de todas as regiões de saúde do Estado do Tocantins estão participando da ação.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Laudecy Alves do Carmo, explicou que esta é uma ação nacional realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais. “É uma ação que está sendo realizada com encontros em todo Brasil. No ano passado foram realizados 17 encontros e nesse ano a previsão é da realização de mais 10”, disse.

A diretora ressaltou também a importância do encontro para os gestores estaduais e municipais. “Essa ação responde a um anseio do Estado, reunindo os gestores e coordenadores de atenção básica para estarmos discutindo a atenção primária. Temos a necessidade deste fortalecimento que melhora a resolubilidade da área. Isso é o que todos os três entes: Município, Estado e União desejam, a melhoria do cuidado para os usuários do SUS”, concluiu.

Caroline Martins José dos Santos, representante do secretário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde, afirmou que tornar a Atenção Primária mais resolutiva é uma das prioridades do Ministro Luiz Henrique Mandetta. A gestora participou da primeira exposição dialogada, abordando o tema A Política Nacional de Atenção Básica e a Estratégia de Saúde da Família para o Fortalecimento da Atenção Primária no Tocantins.

Também compuseram a mesa de abertura o secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini, a senhora Maria das Dores Abreu Farias, secretária Municipal de Saúde de Sítio Novo, representando o Conselho Municipal de Secretarias, o coordenador Geral do Núcelo Estadual do Ministério da Saúde do Tocantins, Relmivan Rodrigues Millhomem e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

MPTO ajuíza ação contra ex-prefeita de Araguaína e outras 11 pessoas por doação irregular de lotes públicos

As ações relatam que os donatários não atendiam aos requisitos econômicos para serem beneficiados com a doação dos imóveis.

Repercussão

Secretaria de Administração envia nota sobre áudios divulgados na imprensa

A Secretaria de Administração do governo do Tocantins (SECAD) envia nota sobre áudios divulgados no final de semana contendo denúncias contra o governo



Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira