Monday, 18 de June de 2018

Monday, 18 de June de 2018

GERAL


Educação

UFT comemora aprovação de novo Mestrado Profissional em Tecnologia para a Inovação

26 Feb 2018    15:55

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora uma nova conquista. A instituição foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) para a implantação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/Fortec). Na UFT, o mestrado já inicia com nota 4 pela Capes e será gerido pelos professores Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior como coordenador e Kleber Abreu Sousa como vice-coordenador. O edital para seleção de alunos para a pós-graduação stricto sensu está em fase de elaboração nacional, sem data exata para o certame.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sânzio Pímenta, celebrou a conquista e  enfatizou que ela será um  beneficio que não se restringirá apenas à UFT, mas para todo o Estado do Tocantins. "Esta é uma área que recebe atenção em todos os países e em todos os Estados que buscam o seu desenvolvimento tecnológico. Formar profissionais capazes de pensar de forma progressista e que possam trazer soluções interessantes para toda a sociedade e incluir a UFT nesse grupo de mestrado é fundamental para fortalecer ainda mais essa área que já tem tido bastante destaque na nossa instituição", ressalta.

Segundo o coordenador do Mestrado, Gilson Pôrto,  a intenção do Profnit é preparar e capacitar profissionais para atuarem no desenvolvimento de projetos e produtos destinados à inovação tecnológica. "O objetivo é formar quadros especializados para o Tocantins e região com foco no desenvolvimento de novas competências que venham enfocar a inovação e a transferência de energias", explica. 

Pôrto relembra que esta conquista é resultado dos trabalhos que vêm sendo desenvolvido desde 2015 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), o qual começou a planejar este trabalho e se inserir dentro do campo da inovação e da tecnologia. "Este momento é a consolidação deste projeto a partir da aprovação do mestrado, então ganham com certeza os núcleos da universidades envolvidos na área da inovação e também a comunicação social", conta. O Mestrado conta também com apoio de diversos parceiros, como Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins (SEDEN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Tocantins), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Tocantins), dentre outros.

Sobre o Mestrado

O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional e em processo de expansão que visa à ampliação de sua capilaridade por todo o território brasileiro. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 19 de junho de 2015, o programa já possui 300 estudantes nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Ceará. Saiba mais

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

25

BOM
BOM

27

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

16

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Mestrado UFT TI

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Brasil empata com a Suíça em estreia na Copa da Rússia

Com o empate, Brasil e Suíça estão em segundo lugar no grupo com um ponto cada. A Sérvia, que venceu a Costa Rica por 1 a 0 no primeiro jogo do dia, é a líder do grupo E

Copa 2018

Conheça a trajetória do Brasil nas Copas

O Brasil já tem cinco títulos mundiais e continua a ser o único a estar presente em todos os campeonatos.



Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México

O abalo, segundo a rede de monitoramento sísmico do México, foi originado de maneira artificial e foi causado, provavelmente, por “saltos massivos”


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo

Gabi pareceu ter uma grande base de conhecimento para responder questões abordadas pelas pessoas quando o assunto é a seleção que representa


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste

Giménez se tornou o herói do encontro com seu gol nos momentos finais


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste


Copa 2018

Messi perde pênalti e Argentina empata com Islândia


Copa 2018

Ela é espanhola, mas gosta do Cristiano Ronaldo


Copa 2018

Cristiano Ronaldo faz três gols e garante empate com a Espanha


Copa 2018

Ídolo do Horsens, tocantinense Gilberto Macena acredita em boa performance da Dinamarca na Copa do Mundo


Tocantins

CEAS Tocantins elege entidades da Sociedade civil para Gestão 2018/2020



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira