Sunday, 16 de December de 2018

GERAL


Educação

UFT comemora aprovação de novo Mestrado Profissional em Tecnologia para a Inovação

26 Feb 2018    15:55

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora uma nova conquista. A instituição foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) para a implantação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/Fortec). Na UFT, o mestrado já inicia com nota 4 pela Capes e será gerido pelos professores Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior como coordenador e Kleber Abreu Sousa como vice-coordenador. O edital para seleção de alunos para a pós-graduação stricto sensu está em fase de elaboração nacional, sem data exata para o certame.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sânzio Pímenta, celebrou a conquista e  enfatizou que ela será um  beneficio que não se restringirá apenas à UFT, mas para todo o Estado do Tocantins. "Esta é uma área que recebe atenção em todos os países e em todos os Estados que buscam o seu desenvolvimento tecnológico. Formar profissionais capazes de pensar de forma progressista e que possam trazer soluções interessantes para toda a sociedade e incluir a UFT nesse grupo de mestrado é fundamental para fortalecer ainda mais essa área que já tem tido bastante destaque na nossa instituição", ressalta.

Segundo o coordenador do Mestrado, Gilson Pôrto,  a intenção do Profnit é preparar e capacitar profissionais para atuarem no desenvolvimento de projetos e produtos destinados à inovação tecnológica. "O objetivo é formar quadros especializados para o Tocantins e região com foco no desenvolvimento de novas competências que venham enfocar a inovação e a transferência de energias", explica. 

Pôrto relembra que esta conquista é resultado dos trabalhos que vêm sendo desenvolvido desde 2015 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), o qual começou a planejar este trabalho e se inserir dentro do campo da inovação e da tecnologia. "Este momento é a consolidação deste projeto a partir da aprovação do mestrado, então ganham com certeza os núcleos da universidades envolvidos na área da inovação e também a comunicação social", conta. O Mestrado conta também com apoio de diversos parceiros, como Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins (SEDEN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Tocantins), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Tocantins), dentre outros.

Sobre o Mestrado

O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional e em processo de expansão que visa à ampliação de sua capilaridade por todo o território brasileiro. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 19 de junho de 2015, o programa já possui 300 estudantes nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Ceará. Saiba mais

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

44

PARABÉNS!
PARABÉNS!

47

BOM
BOM

50

AMEI!
AMEI!

41

KKKK
KKKK

40

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

36

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

38

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Mestrado UFT TI

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira