Wednesday, 20 de February de 2019

GERAL


Agrotins 2008 II

Unitins Agro promete apresentar novas tendências

03 Jun 2008

Comemorando cinco anos de atuação no âmbito tecnológico de pesquisas ligadas à lavoura e pecuária no estado, a Unitins Agro pretende complementar as exposições da oitava edição da Agrotins, buscando alternativas de reestruturação do meio ambiente. O tema da feira instigou os pesquisadores a buscar diversas formas de manejo sustentável na produção agrícola. Neste ano, a instituição pretende mostrar as possibilidades de integração de três espécies: abelha, caju e ovelha. Para o agrônomo e pesquisador da Unitins Daniel de Brito Fragoso esse sistema possibilita a otimização de áreas distintas. “A abelha tem a função de polinizar o néctar das flores do cajueiro, produzindo mel. As ovelhas atuarão com uma roçadeira biológica, controlando as plantas invasoras e adubando organicamente o solo, para a fertilização natural da espécie. Por fim, o cajueiro servirá de sombra para os animais”, explica.

Na área de produção agrícola, a instituição realiza um trabalho de avaliação de cultivares adaptada às condições climáticas do Tocantins, estudando reações de fatores que intervém na produtividade, como ataques de pragas, doenças e plantas daninhas. Na feira, serão oferecidas diversas palestras e informações acerca do processo de produção agrícola, inclusive a abstenção ao uso de produtos químicos, e realizando políticas de conservação do meio ambiente. “Dentro do manejo integrado, só se vai utilizar o agrotóxico em último caso”, diz o pesquisador.

A estrutura física do estande da Unitins Agro contará com diversas atividades temáticas. O CDTI - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras - que atua na gestão com vistas a suprir a carência diagnosticada no segmento de agronegócios do estado - difundirá informações acerca de novas tendências para o setor. A vitrine estará voltada para a divulgação de pesquisas agropecuárias, com enfoque na integração lavoura e pecuária. Sobre os projetos, o pesquisador adiantou que há mais de 33 a serem divulgados na feira; entre esses, está o da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão São João, que tem como foco a melhoria do desempenho ambiental no uso da água. Entre outros expositores ligados à Unitins Agro, estão o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recurso Hídricos (NEMET-RH), o Núcleo de Desenvolvimento Ambiental (NUDAN) e o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (NUTA). No estande, haverá exposição de animais empalhados do Museu de Zoologia e a distribuição de 2.000 pés de mudas nativas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira