Thursday, 18 de July de 2019

GERAL


Agrotins 2008 II

Unitins Agro promete apresentar novas tendências

03 Jun 2008

Comemorando cinco anos de atuação no âmbito tecnológico de pesquisas ligadas à lavoura e pecuária no estado, a Unitins Agro pretende complementar as exposições da oitava edição da Agrotins, buscando alternativas de reestruturação do meio ambiente. O tema da feira instigou os pesquisadores a buscar diversas formas de manejo sustentável na produção agrícola. Neste ano, a instituição pretende mostrar as possibilidades de integração de três espécies: abelha, caju e ovelha. Para o agrônomo e pesquisador da Unitins Daniel de Brito Fragoso esse sistema possibilita a otimização de áreas distintas. “A abelha tem a função de polinizar o néctar das flores do cajueiro, produzindo mel. As ovelhas atuarão com uma roçadeira biológica, controlando as plantas invasoras e adubando organicamente o solo, para a fertilização natural da espécie. Por fim, o cajueiro servirá de sombra para os animais”, explica.

Na área de produção agrícola, a instituição realiza um trabalho de avaliação de cultivares adaptada às condições climáticas do Tocantins, estudando reações de fatores que intervém na produtividade, como ataques de pragas, doenças e plantas daninhas. Na feira, serão oferecidas diversas palestras e informações acerca do processo de produção agrícola, inclusive a abstenção ao uso de produtos químicos, e realizando políticas de conservação do meio ambiente. “Dentro do manejo integrado, só se vai utilizar o agrotóxico em último caso”, diz o pesquisador.

A estrutura física do estande da Unitins Agro contará com diversas atividades temáticas. O CDTI - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras - que atua na gestão com vistas a suprir a carência diagnosticada no segmento de agronegócios do estado - difundirá informações acerca de novas tendências para o setor. A vitrine estará voltada para a divulgação de pesquisas agropecuárias, com enfoque na integração lavoura e pecuária. Sobre os projetos, o pesquisador adiantou que há mais de 33 a serem divulgados na feira; entre esses, está o da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão São João, que tem como foco a melhoria do desempenho ambiental no uso da água. Entre outros expositores ligados à Unitins Agro, estão o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recurso Hídricos (NEMET-RH), o Núcleo de Desenvolvimento Ambiental (NUDAN) e o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (NUTA). No estande, haverá exposição de animais empalhados do Museu de Zoologia e a distribuição de 2.000 pés de mudas nativas.

COMPARTILHE:


Confira também:


TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.

Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira