Tuesday, 22 de October de 2019

GERAL


Vamos trocar copo descartável por canecas duráveis

26 Mar 2009

Venho, por meio do presente, SUGERIR ao Governo do Estado do Tocantins, prefeituras, demais órgãos e entidades públicas que seja feito um estudo sobre a quantidade de copos descartáveis que são usados diariamente nas repartições públicas, quanto se gasta mensalmente comprando esses copos e qual o direcionamento desse lixo, que pode ser totalmente reciclado.

A utilização dos copos descartáveis deveria ser restrita ao público que freqüenta as repartições. Observo que muitos servidores não têm a mínima dó de arrancar dois ou três copos de uma vez para beber um gole de água e depois jogá-los no lixo. Tenho certeza de que cada copinho daquele vale alguma coisa, são centavos que são utilizados em segundos, e depois jogados fora. Essa problemática do desperdício já foi bem discutida com relação ao uso de papéis nas repartições, e, hoje, grande parte dos órgãos faz doação para entidades que vendem, reaproveitam ou reciclam os mesmos.

A médio e longo prazo, a despesa com canecas duráveis é muito menor do que o que é gasto com a aquisição contínua de copos descartáveis. Tomemos por exemplo o campus Universitário de Ribeirão Preto-SP, que, após a adoção das canecas duráveis, teve uma economia anual de mais de 100 mil reais, deixando de consumir em torno de 1 milhão de copos descartáveis, que seriam jogados no lixo ou até mesmo reciclados.

Devemos, ainda, levar em consideração a análise do ciclo de vida de materiais plásticos descartáveis, em comparação com similares duráveis. É importante lembrar que se gasta muito mais água e outros insumos para produzir e descartar embalagens plásticas (por exemplo, copos) do que água e sabão que se gasta para lavar sua própria caneca.    

Sugiro também que tal iniciativa parta de cada órgão, para adotar o uso de uma caneca para cada servidor, preocupando-se, é claro, com a parte de higienização dessas no decorrer do dia. Tal medida serviria de exemplo para sociedade e principalmente para as gerações futuras.

Gostaria que os meios de comunicação em geral, Câmaras de Vereadores e Assembléia Legislativa do estado pudessem tomar conhecimento dessa ideia no intuito de promover aqui, nesse novíssimo e moderno estado, um projeto também inovador, no que se refere à viabilidade econômico-ambiental dentro das repartições públicas.      

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis Palmas

Prefeitura estende mutirão de renegociação fiscal até 30 de novembro

Atendimentos serão realizados nas Unidades do Resolve Palmas

Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento



HGP

Mutirão do Opera beneficia pacientes de cabeça e pescoço

A ação aconteceu neste sábado e contemplou pacientes do serviço de Cabeça e Pescoço do HGP


Comemoração

Missa celebra aniversariantes da Assembleia e do presidente Antônio Andrade

Além de parlamentares, secretários de Estado e amigos, o presidente estava acompanhado de sua mulher, Virginia Andrade, e de sua mãe, Dinorah José Costa, filhos e netos.


Central de Atendimento

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Central de Atendimento à Mulher em Palmas

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Léo Barbosa, Cláudia Lélis, Vanda Monteiro e Luana Ribeiro, além de secretários de Estado e outras autoridades.


Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira