Tuesday, 16 de October de 2018

GERAL


Vaticano

Vaticano convoca cúpula de líderes pelo clima global

03 Jul 2018    14:09    alterado em 03/07 às 14:12
Vaticano convoca cúpula de líderes pelo clima global

Nos dias 5 e 6 de julho, o Vaticano sediará uma importante conferência internacional sobre as mudanças climáticas e a ecologia. O motivo da conferência é o terceiro aniversário da Laudato Si’, a histórica carta encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente.

Na conferência, serão discutidos eventos importantes dos próximos meses, incluindo a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas COP24 e a Cúpula Ação Climática Global, entre outros. A participação de regiões majoritariamente católicas, como América Latina, Austrália, Polônia, Filipinas e os estados norte-americanos da Flórida, Ohio e Pensilvânia, será crucial para o sucesso desses eventos.

“Por três anos, a Laudato Si 'tem sido uma fonte incrível de força e inspiração em nosso trabalho. O que queremos ver agora é um compromisso político real com a justiça climática e uma resposta ativa ao chamado do Papa Francisco com relação ao respeito da nossa casa comum”, afirma Josianne Gauthier, Secretária Geral da CIDSE. "Guiados pela sua coragem, pedimos aos líderes mundiais que assumam compromissos sérios este ano. Um mundo melhor é possível, mas somente se começarmos a colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar!”

 

Esta conferência proporcionará um espaço para que os líderes políticos e ativistas de base possam formular mais claramente um meio de alcançar tal progresso. Entre os resultados da conferência, espera-se uma declaração do Papa Francisco e declarações de apoio a metas globais mais ambiciosas quanto à emissão de gases de efeito estufa, energia limpa e justiça climática a partir de perspectivas diversas.

“Como diz o Papa Francisco em sua carta encíclica, a crise climática não é apenas uma questão ambiental, mas também humana e ética. A degradação ambiental é acompanhada pela pobreza, pela perda dos meios de subsistência e da perspectiva de um futuro melhor. Nós temos uma responsabilidade para com as próximas gerações. É uma questão urgente alterar nosso excesso de consumo e nos comprometer com o cuidado de nossa casa comum”, destaca Michel Roy, Secretário Geral da Caritas Internationalis.

 

Esta conferência se realizará semanas após a reunião de junho no Vaticano com executivos de corporações de combustíveis fósseis. Nesse encontro, o Papa Francisco disse aos executivos que “o Acordo de Paris aconselha claramente a manter no subsolo a maior parte do combustível fóssil” e descreveu a urgente necessidade de que se faça progressos concretos para a solução da crise climática.

 

Diferentes aliados - incluindo políticos, líderes indígenas, jovens ativistas e economistas - estão se unindo sob a visão de ação da Igreja Católica sobre as mudanças climáticas. “Em todo o mundo, as pessoas buscam a liderança na Igreja. O Vaticano e, na verdade, católicos de todo o mundo estão dizendo claramente: a justiça climática é uma questão de fé. Se trabalharmos juntos, poderemos proteger nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis das mudanças climáticas e fornecer uma transição justa para a energia limpa aos mineradores e funcionários das petrolíferas. Não há tempo a perder. A crise climática está entre nós, e devemos concretizar as soluções ao nosso alcance agora mesmo”, alerta Tomás Insua, diretor executivo do Movimento Católico Global pelo Clima.

(Rita Silva)


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

26

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

21

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Vaticano clima global

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira