Palmas, 13/12/2017

Geral

Visita

Vice-prefeita de Rio Branco visita Palmas e elogia modelo de ensino de tempo integral do Município

  • A vice-prefeita de Rio Branco (AC), Socorro Neri, que est√° em Palmas para conhecer o modelo de educa√ß√£o municipal palmense, far√°, durante toda esta ter√ßa-feira, 26, visitas a escolas e centros de ensino infantil

Regiane Rocha

Vice-prefeita de Rio Branco visita Palmas e elogia modelo de ensino de tempo integral do Município



Juliana Matos 

A vice-prefeita de Rio Branco (AC), Socorro Neri, que está em Palmas para conhecer o modelo de educação municipal palmense, fará, durante toda esta terça-feira, 26, visitas a escolas e centros de ensino infantil.
 
"Viemos para uma agenda de educação e aproveitamos para conhecer o prefeito Amastha, que é uma referência para nós, do PSB, e o professor Danilo Melo, que tem coordenado esta revolução na educação infantil e no ensino fundamental, que constituem, no meu ponto de vista, as etapas mais importantes da educação. O modelo de Palmas tem sido referência para quem estuda educação", afirmou Socorro Neri.
 
O prefeito Carlos Amastha recepcionou a vice-prefeita da capital acreana e relatou os projetos em andamento na educação municipal, frisando a prioridade concedida à área. O prefeito afirmou que a agenda de educação de Rio Branco, que também se preocupa em pensar a escola como um instrumento de superação para construir a cultura da paz, é extremamente importante. Disse ainda que ficou muito satisfeito com a visita da vice-prefeita e colocou o Município à disposição para contribuir com a capital acreana. Após a recepção, a vice-prefeita iniciou visitas a escolas de tempo integral e centros de ensino infantil.
 
Ensino integral
 
Segundo a vice-prefeita Socorro Neri, Rio Branco possui apenas uma escola de tempo integral e, por isso, o modelo de ensino em tempo integral de Palmas foi um dos pontos que renderam muitos elogios durante a visita, especialmente pelas novas parcerias que a educa√ß√£o de Palmas tem adquirido para garantir ao curr√≠culo das escolas de tempo integral a credibilidade e a transdisciplinaridade de temas que fazem parte da miss√£o destas institui√ß√Ķes.
 
"Nossas escolas de tempo integral cumprem fun√ß√£o social de fazer com que a crian√ßa fique mais tempo na escola, tenha seguran√ßa alimentar e toda forma de prote√ß√£o que √© importante. Apesar de nossos alunos terem acesso a um curr√≠culo diversificado, sentimos que algumas unidades precisavam apresentar mais resultado naquilo que os testes padronizados pedem: l√≠ngua portuguesa e matem√°tica. A partir da√≠, pensamos em escolas mais disciplinadas e focadas tanto no conhecimento cient√≠fico como em abordagens diferenciadas a partir das parcerias com institui√ß√Ķes militares e institui√ß√Ķes da sociedade civil", frisou o secret√°rio municipal de Educa√ß√£o, Danilo Melo.
 
"O que me impressionou aqui √© que, al√©m de confirmar as impress√Ķes que eu j√° tinha, voc√™s est√£o vivendo um momento √ļnico porque, mesmo no momento de crise como  este em que manter os servi√ßos funcionando √© um grande feito, conseguir isso com a qualidade que voc√™s t√™m aqui e ampliar esses servi√ßos √© realmente um caso a ser estudado para que possamos aproveitar na nossa  realidade de Rio Branco", disse a vice-prefeita da capital acreana, refor√ßando o quanto ficou impressionada ao conhecer as parcerias da Educa√ß√£o de Palmas com institui√ß√Ķes das For√ßas Armadas e outras for√ßas policiais, como as rec√©m-anunciadas parcerias com o Ex√©rcito Brasileiro e a Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF).
 
Identidade escolar
 
Este modelo, segundo o secret√°rio, garante a identifica√ß√£o das crian√ßas com as institui√ß√Ķes parceiras. "Ter identidade na escola √© muito importante. Todo mundo gosta de participar e torcer por um time, e a escola √© um time. Se essas escolas tiverem uma identidade forte, isso marca muito a vida das crian√ßas positivamente e pode ajudar a construir todo o universo de pensamento moral. Isso √© fundamental, especialmente  quando se compreende a disciplina como instrumento de promo√ß√£o da pessoa", frisou Danilo.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus