Wednesday, 20 de February de 2019

GERAL


Visita

Vice-prefeita de Rio Branco visita Palmas e elogia modelo de ensino de tempo integral do Município

26 Sep 2017

Juliana Matos 

A vice-prefeita de Rio Branco (AC), Socorro Neri, que está em Palmas para conhecer o modelo de educação municipal palmense, fará, durante toda esta terça-feira, 26, visitas a escolas e centros de ensino infantil.
 
"Viemos para uma agenda de educação e aproveitamos para conhecer o prefeito Amastha, que é uma referência para nós, do PSB, e o professor Danilo Melo, que tem coordenado esta revolução na educação infantil e no ensino fundamental, que constituem, no meu ponto de vista, as etapas mais importantes da educação. O modelo de Palmas tem sido referência para quem estuda educação", afirmou Socorro Neri.
 
O prefeito Carlos Amastha recepcionou a vice-prefeita da capital acreana e relatou os projetos em andamento na educação municipal, frisando a prioridade concedida à área. O prefeito afirmou que a agenda de educação de Rio Branco, que também se preocupa em pensar a escola como um instrumento de superação para construir a cultura da paz, é extremamente importante. Disse ainda que ficou muito satisfeito com a visita da vice-prefeita e colocou o Município à disposição para contribuir com a capital acreana. Após a recepção, a vice-prefeita iniciou visitas a escolas de tempo integral e centros de ensino infantil.
 
Ensino integral
 
Segundo a vice-prefeita Socorro Neri, Rio Branco possui apenas uma escola de tempo integral e, por isso, o modelo de ensino em tempo integral de Palmas foi um dos pontos que renderam muitos elogios durante a visita, especialmente pelas novas parcerias que a educação de Palmas tem adquirido para garantir ao currículo das escolas de tempo integral a credibilidade e a transdisciplinaridade de temas que fazem parte da missão destas instituições.
 
"Nossas escolas de tempo integral cumprem função social de fazer com que a criança fique mais tempo na escola, tenha segurança alimentar e toda forma de proteção que é importante. Apesar de nossos alunos terem acesso a um currículo diversificado, sentimos que algumas unidades precisavam apresentar mais resultado naquilo que os testes padronizados pedem: língua portuguesa e matemática. A partir daí, pensamos em escolas mais disciplinadas e focadas tanto no conhecimento científico como em abordagens diferenciadas a partir das parcerias com instituições militares e instituições da sociedade civil", frisou o secretário municipal de Educação, Danilo Melo.
 
"O que me impressionou aqui é que, além de confirmar as impressões que eu já tinha, vocês estão vivendo um momento único porque, mesmo no momento de crise como  este em que manter os serviços funcionando é um grande feito, conseguir isso com a qualidade que vocês têm aqui e ampliar esses serviços é realmente um caso a ser estudado para que possamos aproveitar na nossa  realidade de Rio Branco", disse a vice-prefeita da capital acreana, reforçando o quanto ficou impressionada ao conhecer as parcerias da Educação de Palmas com instituições das Forças Armadas e outras forças policiais, como as recém-anunciadas parcerias com o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
 
Identidade escolar
 
Este modelo, segundo o secretário, garante a identificação das crianças com as instituições parceiras. "Ter identidade na escola é muito importante. Todo mundo gosta de participar e torcer por um time, e a escola é um time. Se essas escolas tiverem uma identidade forte, isso marca muito a vida das crianças positivamente e pode ajudar a construir todo o universo de pensamento moral. Isso é fundamental, especialmente  quando se compreende a disciplina como instrumento de promoção da pessoa", frisou Danilo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira