Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

GERAL


Trabalho Rural

Vigilância promove curso de formação com foco no trabalho rural

07 Nov 2017

Verônica Veríssimo/Governo do Tocantins
 
A partir desta segunda-feira, 6, até a próxima sexta-feira, 10, acontece em Porto Nacional no Projeto de Irrigação São João, o Curso de Formação em Vigilância de Base Territorial, Integrada e Participativa com foco no trabalho Rural. O curso será realizado na Instituição Centro Profissionalizante de Ensino (Ceproen).
 
 "Em 2013 foram realizadas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Projeto São João, que culminaram numa pesquisa de mestrado profissional e ação educativa desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-TO). Esta pesquisa apontou necessidades de novas abordagens de Vigilância em Saúde do Trabalhador para desenvolvimento de ações de prevenção de risco e promoção da saúde dos trabalhadores e moradores do Projeto São João", destacou a gerente de saúde do trabalhador/Cerest-TO, Magna Dias Leite.
 
Como proponentes estão a Gerência em Saúde do Trabalhador/ Cerest-TO, Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde e Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-DF), Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do MS, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Cerest Estadual de São Paulo e apoio do Fórum Tocantinense em combate aos impactos dos agrotóxicos coordenado pelo Ministério Público Estadual (MPE).
 
Segundo a gerente, o curso busca vivenciar um processo de integração de saberes (trabalhadores rurais, moradores, gestores de instituições públicas e universidades) de modo a promover espaços públicos de diálogo e planejamentos de ações, na perspectiva da saúde integrada, da participação social, dos modos de vida e trabalho e suas interações com o território.
 
"Este curso terá desdobramentos por meio de outras oficinas que buscarão relacionar os processos de trabalho em que o trabalhador está envolvido em sua história de vida laboral, considerando que as relações sociais e a base técnica em que o trabalho se realiza interagem diretamente com os trabalhadores e se constituem como um condicionante de saúde", disse Magna.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

12

AMEI!
AMEI!

12

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira