Tuesday, 23 de April de 2019

GERAL


Serviço

Viveiro municipal de Tocantínia produz e distribui gratuitamente mudas de árvores frutíferas e nativas

08 Jan 2019    21:03    alterado em 08/01 às 21:03
Viveiro municipal de Tocantínia produz e distribui gratuitamente mudas de árvores frutíferas e nativas

A Prefeitura de Tocantínia por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, implantou o viveiro municipal para produção de mudas de árvores frutíferas e nativas da região para distribuir gratuitamente para os agricultores e comunidades indígenas com objetivo de recuperar nascentes dos rios e áreas degradadas no município.

Há um ano que o projeto de produção de mudas vem sendo desenvolvida pela prefeitura, onde antes o sistema de produção do viveiro era administrado pela Associação da Brigada de Incêndio Indígena Xerente do PREVFOGO/IBAMA, tendo como parceira a prefeitura.

Para o Secretário do Meio Ambiente, Francisco Nardes, o projeto tem o propósito de implantar o sistema de agroflorestal nas comunidades indígenas, além de recuperação das nascentes dos rios que estão sendo comprometidas no período de longa estiagem na região.

Os indígenas tem uma cultura ancestral de fazer roças tradicionais chamadas de “roça de toco” para cultivar cereais para o sustento da família. E praticamente quase todas as roças são feitas nas matas ciliares. Com a técnica do sistema Agroflorestal pretende-se recuperar todas as áreas de roças que foram desmatadas para plantação. Isso já está acontecendo com a participação das comunidades indígenas no processo de agrofloresta.
Agrofloresta é um sistema de produção que geralmente imita o que a natureza faz  normalmente com o solo sempre coberta pela vegetação. São vários tipos de plantas na mesma área protegendo uma as outras, ajudando a combater as pragas e doenças, dispensando a utilização de venenos nas plantas. Nesse sistema é encontrada uma mistura de culturas anuais como: árvores perenes e frutíferas e leguminosas.

Além da implantação do sistema de agrofloresta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já vem realizando nesse ano, o plantio de mudas de árvores nativas nas nascentes e as margens dos córregos Cercadinho, Salete e Jacó, e com a perspectiva de aumentar a plantação no próximo ano de 2019. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

Tribunal do Júri : Eletricista é condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado na Capital

O juiz William Trigilio da Silva determinou ainda que Juliano Gemmus Barbosa da Silva cumpra a pena inicialmente em regime fechado

Previdência

Relator da reforma da Previdência na CCJ faz mudanças no parecer

O segundo ponto é a concentração, na Justiça Federal em Brasília, de ações judiciais contra a reforma da Previdência.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira