Thursday, 24 de October de 2019

GERAL


Yoga: uma ciência da “desagitação”

26 Jan 2011

Por Tiago Veloso Neves*

Yoga é uma arte indiana que surgiu há cerca de 5 mil anos, mas somente em 200 a.C. foi criado um método didático para esta prática. Esse “decodificador” do Yoga chamava-se Patãnjali, e ele definiu os princípios que viriam a reger a prática do Yoga, bem como a definição do Yoga em si: Yoga Citta Vritti Nirodah  (em sânscrito:“Yoga é a cessação dos turbilhões da mente”). Isto significa que o objetivo desta arte não está ligado à perda de calorias, ou ao ganho de massa muscular, mas sim cessar a agitação da mente.

A mente está constantemente agitada, abarrotada de pensamentos e estímulos externos, e isso muitas vezes não permite que lidemos com as situações da maneira adequada. Quem de nós já não fez uma barbeiragem no trânsito por pressa ou distração? Ou foi demasiado grosso com alguém que não merecia, por já estar irritado?Ou começou a esquecer coisas importantes por conta do cansaço mental? Pergunto ainda: quantos de nós adquirimos sintomas físicos como tensão muscular, fadiga, gastrite nervosa, dores de cabeça…? Amigos, não nos enganemos: não existe separação entre pensamento e sistema nervoso, portanto, não existe separação entre mente e corpo.

Já que o Yoga traz em sua filosofia essa consciência desde os tempos antigos, dois acadêmicos do curso de Fisioterapia do CEULP-ULBRA (Este que vos escreve, e Tamyris Fernandes Lima) se interessaram em investigar alguns resultados do trabalho corporal presente nesta prática, orientados pela professora Marta Lúcia Adorno, fisioterapeuta. Observou-se a execução e os conceitos das posturas (ou “asanas”, em sânscrito) e baseou-se em literatura de renome para fazer o estudo dos movimentos (Cinesiologia) presentes nestas posturas. O conceito de “Postura” se diferencia do conceito de “exercício”, pois quando se faz um exercício, existe uma meta de aquisição física (Ganho de força, massa muscular, velocidade, etc), coisa que no conceito de Postura não existe. O Objetivo da Postura de Yoga é relaxar o corpo, para que a mente possa diminuir seu estado de agitação, por isso Patãnjali diz que estas Posturas devem ser feita sem esforço, pois durante esforço físico se torna inviável relaxar a mente. O Instituto LUARE de Yoga apoiou a pesquisa disponibilizando sua professora (Márcia Ayroza) como modelo para análise de movimento.

Ao final do estudo foi concluído que as posturas do Yoga ajudam no resgate da consciência corporal, no desenvolvimento de flexibilidade e na manutenção de uma boa postura, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida, além de relaxar o corpo, contribuindo assim para uma mente mais estável e equilibrada. Apesar de não ser uma arte voltada para a terapia e sim para o autoconhecimento e autocontrole, o Yoga mostra-se bastante eficaz no combate a vários males, como o stress, a as dores crônicas, problemas respiratórios, problemas de circulação sanguínea, e mostrou-se eficaz também no controle da hipertensão e do diabetes, dentre outros males.

* Tiago Veloso Neves, massoterapeuta e acadêmico de Fisioterapia


Referências Bibliográficas:

DA SILVA, Gerson D’Addio. Curso básico de Yoga: teórico prático. São Paulo, SP: Gráfica Grecco e Mello, 2007.
GALANTINO, Mary Lou. The impact of modified Hatha Yoga on Chronic Low Back Pain: A Pilot Study. Alternative Therapies in Healt & Medicine, Março-Abril de 2004.
GHAROTE, M.L. Técnicas de Yoga. Guarulhos, SP: Phorte, 2000.
GHAROTE, M.L. Yoga Aplicada: da teoria à prática. São Paulo, SP: Phorte, 2002.
HAMILL, J.; KNUTZEN, K. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo: Manole, 1999.
KUVALAYANANDA, Swami. Asanas. São Paulo, SP: Phorte, 2005.
LYPPERT, Lynn. Cinesiologia clínica para fisioterapeutas. 2ªed. Rio de Janeiro: Revinter, 1996.
RASCH, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991
RODRIGUES, Marcos Rojo; GULMINI, Lilian Cristina in RODRIGUES, Marcos Rojo (org.). Estudos sobre o Yoga. São Paulo, SP: Phorte, 2006.

COMPARTILHE:


Confira também:

PF prende autor de roubo aos Correios

Operação Panela de Ferro

PF prende autor de roubo aos Correios


Rodovia no Jalapão

Governador e Ministro do Turismo discutem construção de rodovia no Jalapão em parceria com a iniciativa privada

Carlesse reforçou a necessidade da pavimentação do acesso ao Jalapão e apresentou dados do crescimento do Turismo no Estado

Prorrogado Refis 2019

Refis 2019 já negociou mais de R$ 110 milhões em dívidas; pagamentos à vista superaram os R$ 20 milhões

O programa, que terminaria no domingo, 31, foi prorrogado até o dia 31 de novembro e o atendimento é feito nas unidades do Resolve Palmas




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira