Monday, 24 de September de 2018

Monday, 24 de September de 2018

JUSTIÇA


Eleições Suplementares

Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica garantirá ainda mais segurança às Eleições Suplementares

09 May 2018    17:23
Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica garantirá ainda mais segurança às Eleições Suplementares

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (9/5) a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que realizará no dia das Eleições Suplementares, a auditoria por amostragem sobre o funcionamento da urna eletrônica para a verificação em condições normais de uso.

O presidente do Tribunal, desembargador Marco Villa Boas, participou da instalação da Comissão e ressaltou que a auditoria refletirá o que de fato acontece no dia da eleição, por meio da simulação do funcionamento das urnas eletrônicas que serão sorteadas. “Queremos dar a maior transparência possível a essa auditoria, por isso os trabalhos são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer pessoa”, garantiu.

Procedimentos

Sobre os procedimentos realizados para a auditoria, o presidente da Comissão, juiz Marcelo Faccioni, explicou que serão sorteadas três urnas eletrônicas de forma aleatória um dia antes da eleição, sendo uma na capital, Palmas.

“Convidamos o Ministério Público, a OAB, os partidos políticos, candidatos e a sociedade de um modo geral para participar. Nós vamos fazer a coleta de cédulas de votação em papel, em algumas escolas, como se fosse a própria votação, em seguida serão inseridas em uma urna lacrada e ficam guardadas até o dia da eleição. Esses votos vão ser inseridos nas urnas eletrônicas sorteadas, e dessa forma podemos comprovar que os votos inseridos nas urnas eletrônicas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, assim demostramos o funcionamento eficaz e seguro da votação”, avaliou o juiz Faccioni.

Cronograma de atividades

·         Preenchimento e recolhimento das cédulas pelos partidos e coligações – período de 21 a 25 de maio (ainda serão definidas as escolas que irão participar)

·         Montagem do ambiente –  1º de junho

·         Treinamento com equipe de apoio –  1º de junho

·         Sorteio das Urnas Eletrônicas a serem auditadas – 2 de junho

·         Recolhimento das Urnas Eletrônica sorteadas que serão auditadas –  2 de junho

·         Realização da auditoria –  3 de junho  –  7h às 17h

·         Encerramento da Auditoria  – 3 de junho  – a partir das 17h

Comissão

A Comissão será presidida pelo juiz de direito Marcelo Faccione, tendo como integrantes os servidores representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação, Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva, titular, e Valdenir Borges Júnior, suplente; representante da Secretaria Judiciária, Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, titular, e Aimone Márcio De Moraes Bandeira, suplente; representante da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kathiene Pimentel Da Silva, titular, e Elisângela Dias Nascimento, suplente; representante da Corregedoria Regional Eleitoral: Josué Batista de Oliveira, titular, e Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende, suplente.

Acompanhamento dos trabalhos 

Os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento da Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades poderão indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

39

BOM
BOM

32

AMEI!
AMEI!

40

KKKK
KKKK

28

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

29

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Segurança TRE Auditoria

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Carlesse

Ações de Carlesse à frente do Governo eleva posição Tocantins no ranking dos estados

O avanço do Tocantins resulta de medidas práticas adotadas pela gestão, como a diminuição da despesa com pessoal, incremento na receita estadual e desburocratização.


Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira