Monday, 28 de September de 2020

JUSTIÇA


Orientação

Corregedoria-Geral da SSP divulga Recomendação com orientações sobre a Lei de Abuso de Autoridade

23 Feb 2020
Dennis Tavares Corregedoria-Geral da SSP divulga Recomendação com orientações sobre a Lei de Abuso de Autoridade

Com o objetivo de orientar as unidades da Polícia Civil na interpretação da Lei Federal nº 13.869/2019, que trata dos crimes de abuso de autoridade, a Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins divulgou a Recomendação 003/2020. O documento soma-se ao Decreto nº 5.918 de março de 2019, que dispõe sobre o Manual de Procedimentos de Polícia Judiciária do Tocantins.

 

A Recomendação 003 explica que as condutas dos agentes públicos previstas na Lei podem ser consideradas crime de abuso de autoridade quando praticadas com a finalidade específica de prejudicar outras pessoas ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal. Diante disso, orienta que todo ato decisório deve ser fundamentado, ainda que sucintamente, a exemplo da instauração de Inquérito Policial, do indiciamento, da prisão em flagrante, dentre outros.

 

Também, a condução coercitiva de testemunha, perito ou vítima é condicionada à demonstração, nos autos, da imprescindibilidade da oitiva, à realização de intimação prévia e ao não comparecimento ao ato sem justificativa. Além disso, ela só poderá ser determinada caso ocorra intencional descumprimento à segunda intimação.

 

Além disso, considerando a Lei de Abuso de Autoridade, a Recomendação orienta que os agentes públicos da Polícia Civil não permitam a gravação de reportagens ou imagens do preso/investigado/indiciado para programas de televisão, blogs, redes sociais ou outros meios de comunicação em que os presos sejam expostos, de qualquer modo, à execração pública nas dependências dos órgãos policiais ou fora deles, em cumprimento de diligências.

 

Deve-se atentar, também, para a não divulgação de informações que caracterizem os presos/investigados/indiciados ou as vítimas. Assim como a não divulgação de quaisquer outros dados que possam gerar uma criminalização prévia ou a exposição da intimidade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira