Tuesday, 22 de September de 2020

JUSTIÇA


Defensoria

DPE-TO participa do Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico em Palmas

22 Oct 2019

Com a intenção de contribuir para a conscientização da população a respeito da atuação defensorial na garantia do direito social à moradia, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é parceira do 10º Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico (CBDU). O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), começa nesta terça-feira, 22, e segue até o próximo dia 24, quinta-feira, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.


A 10ª edição do CBDU, que tem como tema “A política urbana em xeque”, será composta por palestras, painéis, grupos de trabalho, assembleia, lançamento de livro e um cineclube no qual, inclusive, a DPE-TO, por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), fará o lançamento oficial do documentário “Moradia e acesso à cidade”. A obra tem parceria técnica com a UFT e apresenta a atual conjuntura da ocupação urbana em Palmas e os desafios de realizá-la respeitando os direitos sociais da população.


Na ocasião, também será publicado o artigo científico da servidora voluntária da Instituição Mariama Rezende Mendonça, com o título “Transporte Público Coletivo Urbano e a Gratuidade como meio para a efetivação do Direito à Cidade em Palmas/Tocantins”; e será apresentado o pôster científico com o conteúdo da Cartilha de Direito à Moradia.


10º CBDU

De acordo com o IBDU, o “Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico é realizado a cada dois anos com o objetivo de reunir juristas, operadores de direito, urbanistas, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que atuam com o tema do urbanismo em todo o Brasil”.


O Instituto ressalta que a 10ª edição do CBDU tem como propósito “discutir as interfaces do direito urbanístico e quais as diversas mudanças que estão ocorrendo em relação à política urbana no último período”. Ele destaca, ainda, que a programação é formatada a partir da observação das demandas locais, “com o intuito de prestigiar os atores que contribuem para a transformação e a melhoria da qualidade de vida da população, com atuação nas áreas inseridas nas temáticas do Congresso”.


Eixos temáticos

Ainda conforme os organizadores do evento, são os eixos temáticos a serem abordados: Direito urbanístico brasileiro; Efetividade do planejamento urbano na implementação do direito à cidade; Direito a cidades plurais e sem discriminação; O tratamento dos conflitos fundiários urbanos pelo poder judiciário e soluções alternativas; Corrupção urbanística e suas repercussões para o direito à cidade; Desafios da implementação do direito à cidade pós-Habitat III; Experiências de ensino, pesquisa e extensão em Direito Urbanístico; Reconhecimento, dimensões e implementação do direito à cidade; Regularização fundiária; e Cidades democráticas.


Público-alvo

Segundo o IBDU, o Congresso é voltado a “acadêmicos, operadores do direito, profissionais da área do urbanismo e demais segmentos envolvidos com o temário urbano, bem como a instituições e gestores do Poder Público que atuam no campo do desenvolvimento e planejamento urbano”.


Inscrições

Informações sobre os valores de inscrição, a programação prevista e outras mais sobre o 10º Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico podem ser obtidas no site do evento, por meio do link https://www.even3.com.br/xcbdu/.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação "Tempos Modernos"

Polícia Federal investiga organização criminosa responsável por fraude a licitação destinada a construção de estradas no Tocantins

O nome da operação “Tempos Modernos” faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da

Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira