Monday, 22 de July de 2019

JUSTIÇA


DPE

Em defesa delas: 15 municípios do Tocantins terão programação especial na Semana da Defensoria

10 May 2019    23:35

De 11 a 17 de maio, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizará a Semana da Defensoria, promovendo em Palmas e em pelo menos outros 14 municípios do Estado diversas ações que destacam a importância da atuação da Instituição e promovem a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres. As atividades são alusivas ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, datas celebradas anualmente em 19 de maio.

Das 53 ações já previstas na programação, 41 são exclusivamente sobre direitos das mulheres, atendendo ao tema da campanha nacional “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, realizada pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto) e o Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep) são parceiros da DPE-TO na Semana da Defensoria.

As atividades serão em Palmas, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Talismã e Tocantinópolis.

Abertura e homenagens
A Semana da Defensoria será aberta oficialmente em Palmas, no próximo dia 11, com a ação “Defensores da Cidadania”, no Jardim Taquari, região Sul da Capital. Servidores (as), defensoras e defensores públicos estarão na comunidade para atendimentos jurídicos. (saiba mais no link http://www.defensoria.to.def.br/noticia/33708)

Parceiros vão garantir outros serviços, todos gratuitos, como orientações de saúde, serviços médicos e odontológicos, palestras sobre direitos da mulher, atividades de lazer para públicos de todas as idades, entre outras atividades.

No próximo dia 16, às 15 horas, haverá sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins em homenagem à Defensoria Pública. Na Capital, no dia seguinte, dia 17, será realizado o Encontro de Defensoras e Defensores Públicos, com todos os membros da Instituição. O Encontro será às 8h30, na sede da DPE-TO, em Palmas.

Em defesa delas
Com o foco no tema “Em defesa delas”, será aberta, no Capim Dourado Shopping, em Palmas, a exposição fotográfica Desatando Nós, organizada pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e Assessoria de Comunicação (Ascom) da Defensoria. A mostra reúne 22 fotos de mulheres assistidas da DPE-TO que conseguiram vencer situações de violência doméstica.

Palestras em universidades, escolas, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nas Defensorias estão previstas em Palmas e também nas unidades no interior do Estado. Ações em unidades prisionais também estão na programação.

Além disso, a Adpeto lançará seu I Prêmio de Jornalismo em solenidade a ser realizada no auditório da Defensoria Pública, no próximo dia 14, às 19 horas. A campanha da Anadep em defesa das mulheres é o tema do Prêmio que contemplará quatro categorias: webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo e acadêmica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira