Friday, 22 de February de 2019

JUSTIÇA


Tocantins

Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional

15 Nov 2018    13:33    alterado em 15/11 às 13:33
Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional

No sentido de intensificar o acesso à educação, à capacitação e ao trabalho e renda, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (SECIJU), por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen) do Tocantins, inaugurou nesta terça-feira, 14, mais uma fábrica de artefatos e blocos de concreto na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional (CPP Porto). Essa é a terceira fábrica do tipo inaugurada pela Secretaria e ainda há previsão para inauguração de mais cinco.

A iniciativa é uma das ações da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e do Egresso do Sispen, juntamente com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e com recursos oriundos do Governo Federal, que visa à educação, a profissionalização e o trabalho aos reeducandos do regime semiaberto e egressos. Para trabalhar no local, 60 reeducandos realizaram curso com duração de 60 horas de como fabricar artefatos e blocos de concretos.

O diretor da unidade prisional, Abrão Valença, se mostrou muito otimista com a implantação da fábrica e declarou que vai lutar para que a ressocialização se torne cada vez mais efetiva na unidade. “Esse tipo de projeto é importantíssimo para as rotinas da unidade, ocupa o tempo dos detentos e diminui o estresse da cadeia. Além disso, prepara o reeducando com uma profissão e oportuniza a possibilidade de remir a pena. Hoje temos mais de 50% dos detentos realizando algum tipo de trabalho de remição e queremos ampliar esse número com essa fábrica e com outros projetos que vamos implementar no futuro”, declarou.

O Juiz de Direito da Comarca de Porto Nacional, doutor Allan Martins, falou sobre o potencial de produção da fábrica e como o trabalho desenvolvido auxiliará na remição da pena dos reeducandos. “É uma mini fábrica, mas tem uma capacidade muito grande e a produção poderá ser vendida na cidade ou utilizada nas obras públicas e se utilizada em obras públicas podemos até pensar em uma forma de remissão mais favorecida para o reeducando”, salientou o juiz.

O detento Audimar Figueira elogiou a iniciativa. “Estou muito satisfeito pelo estado ter nos dado essa oportunidade. Fiz o curso para fabricar tijolos, gostei e agora vou trabalhar para poder pagar a minha pena da melhor forma possível. E profissionalmente esse projeto vai ajudar não somente a mim, mas todos os detentos da unidade”, disse.

A inauguração contou ainda com a presença do prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, entre outras autoridades estaduais e municipais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira