Thursday, 25 de April de 2019

JUSTIÇA


Luís Olinto

Irmão do deputado Olyntho Neto é preso em Palmas acusado de obstruir investigações da Polícia

25 Nov 2018    22:25    alterado em 25/11 às 22:25
Irmão do deputado Olyntho Neto é preso em Palmas acusado de obstruir investigações da Polícia

O advogado Luiz Olinto Rotoli Garcia de Oliveira, irmão do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), foi preso em Palmas, no início da noite deste domingo, 25, mas pela 4ª Delegacia de Polícia de Araguaína. Oliveira é aquele que foi detido na semana do primeiro turno das eleições ao sair de uma agência bancária com R$ 500 mil em dinheiro.

Conforme a PC, a prisão do irmão de Olytnho Neto se deu no contexto da 2ª fase da Operação Expurgo, deflagrada nesse sábado, 24, com o cumprimento da busca e apreensão na Fazenda Caeté, no município de Wanderlândia, de propriedade da família Olinto, na qual foi constatada a presença de diversos resíduos de origem hospitalar, enterrados dentro da área da propriedade rural, em desacordo com as exigências legais e regulamentares.

Conforme nota à imprensa, durante as investigações, apurou-se que Luiz Olinto, logo após a divulgação do depósito clandestino de lixo hospitalar no no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara), interferiu diretamente no trabalho da Polícia Civil, “influenciando testemunhas e destruindo provas, inclusive financiando a fuga dos dois motoristas da empresa” e da investigada Ludmila Andrade de Paula, considerada “peça chave” na engrenagem do esquema criminoso. Além disso, a PC di que Luiz Olinto teria sido o mentor da tentativa de retirada do material encontrado no Daiara logo após a primeira ação de fiscalização empreendida no local por agentes da Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, quando então o pai dele, João Olinto teria impedido a entrada dos agentes no galpão.

A PC afirma ainda que, após a execução do mandado de busca e apreensão no escritório de advocacia da família Olinto, no dia 12, diversos documentos que comprovariam a participação ativa de Luís Olinto na gestão das empresas diretamente envolvidas no suposto esquema. “Demonstrando que ele também integrava a organização criminosa com o objetivo de prestar de forma irregular o serviço público de coleta, transporte, tratamento e armazenagem de resíduos hospitalares, prejudicando assim a saúde pública e o meio ambiente, tudo isso ao custo de mais de meio milhão de reais mensais aos cofres públicos”, afirma nota da Polícia.

O advogado deverá ser recambiado para Araguaína, onde ficará à disposição da Polícia Civil e da Justiça.


Entenda
A Operação Expurgo tem como alvo a empresa Sancil Sanantônio Construtora e Incorporadora, cujo um dos sócios é o pai do deputado e do advogado, João Olinto Garcia de Oliveira. João Olinto teve prisão decretada e se encontra foragido. - Cleber Toledo

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25

Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Os números citados se referem aos oito setores de atividade econômica: agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, extrativa mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil e administração pública.



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira