Thursday, 18 de July de 2019

JUSTIÇA


Porto

Judiciário ajuda a promover 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional

30 Mar 2019    14:22    alterado em 30/03 às 14:22
Judiciário ajuda a promover 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional

O atendimento à mulher vítima de violência doméstica e sexual foi o tema do 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional, promovido pela Defensoria Pública do Estado em parceria com Judiciário e outras instituições. A formação, realizada de 27 a 29 de março, abordou desde o primeiro acolhimento institucional, por meio da Polícia Civil, até a tramitação do processo no Judiciário e comunicação à vítima das decisões judiciais sobre o agressor.

A assistente social Mirtes Pereira de Moura, da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ministrou o tema “Atendimento às mulheres em situação de violência – a mulher e as dificuldades em romper da relação violenta, ciclos de violência”.

A delegada Milena Santana de Araújo Lima, uma das instrutoras do curso, destacou a importância do bom atendimento, “pois é nesse momento em que somos convidados a entrar na vida mais íntima de uma família”, explica.

Reeducação para o agressor
O curso destacou ainda a necessidade de tratamento do agressor, como parte do núcleo familiar em desequilíbrio, e foi firmado um convênio entre Ministério Público do Estado e Poder Judiciário para realização do projeto "Desconstituindo o Mito de Amélia", que objetiva qualificar a política de atendimento à mulher que sofre violência doméstica, determinando acompanhamento e mudança do agente agressor.

O juiz Allan Martins Ferreira, titular da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, participou do evento e destacou a importância do amparo às vítimas e o tratamento do agressor. “Os crimes de violência doméstica representam quase 20% de todos os crimes que julgo na 2ª Vara Criminal. Não adianta apenas punir o agressor se a própria vitima é relegada, não tem para onde ir e não tem uma casa para abrigá-la. Precisamos sanar essas falhas, bem como prevenir essas ações com educação do agressor”, concluiu o magistrado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário

Em Rio dos Bois, oito famílias da agricultura familiar beneficiadas com o programa vivem da produção própria de mandioca, arroz, feijão, banana e hortaliças; criam gado, suínos e ovinos.


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP

Um bebê de 4 meses e uma criança de 7 anos de idade, vítimas de acidente gravíssimo na TO-040, foram trazidas para o HGP. Estado de saúde delas é estável.


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)

Doceira famosa pelo biscoito Amor Perfeito teve trajetória registrada em mini documentário produzido pela BRK Ambiental e foi aplaudida em exibição para população da cidade


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente


Formação

Unitins traz Viviane Mosé para evento de qualificação de professores


Luto

Morre a Auditora Fiscal Elizabeth Leda, aos 73 anos


Norte do TO

Polícia Civil prende mais um suspeito de participar de homicídio de adolescente em Araguaína


Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira