Monday, 06 de July de 2020

JUSTIÇA


TJTO

Justiça absolve acusado de furtar barra de chocolate e desodorantes na capital

07 Oct 2015

O juiz Francisco de Assis Gomes Coelho, titular da 2ª Vara Criminal de Palmas, absolveu o motorista Francisco Aires Brandão Júnior, de 49 anos, da acusação de furtos em continuidade delitiva, crimes previstos nos artigos 155 e 71 do Código Penal. A sentença foi proferida após audiência de instrução e julgamento ocorrida na quinta-feira (2/10).

O motorista foi denunciado em julho deste ano acusado de ter furtado quatro desodorantes em um supermercado e uma barra de chocolate em uma loja de festa infantis, no centro da capital. Um funcionário do supermercado acionou a Polícia Militar que encontrou o acusado nas proximidades. Detido em flagrante, teve a prisão convertida em preventiva no dia 1º de julho, data dos furtos, com base na existência de outras condenações penais contra o acusado.

Em sua defesa, o motorista alegou, por meio da Defensoria Pública, que furtara os produtos porque sentia fome e pretendia vendê-los para comprar alimentos.

Durante a audiência, para absolver o acusado, o magistrado aplicou o princípio da insignificância, também alegado pela defesa. Este princípio considera critérios como: a mínima ofensividade da conduta; se não há periculosidade social da ação; o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica.

O juiz observou também que se passaram quatro anos desde o cumprimento da última pena à qual o acusado fora condenado, sem que ele tivesse cometido outros crimes, o que significa que o acusado não "tem a sua vida voltada à reiterado prática de infrações penais".

"De todo exposto, por entender que no presente caso possível é a aplicação do princípio da insignificância, que cuida de uma causa supra legal de excludente de criminalidade, julgo improcedente a pretensão punitiva delineada na denúncia e assim procedo com base no artigo 386, inciso III, haja vista que não constituiu o fato na infração penal, ou seja, por força da aplicação desse princípio e de se ter como atípica a conduta perpetrada pelo processado", anotou o juiz ao sentenciar a absolvição do acusado e determinar sua soltura.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.

Saúde

Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

No Tocantins a suspensão das aulas e o regime especial de trabalho dos servidores foram prorrogados até o dia 31 de julho. Os trabalhadores do governo local estão operando na modalidade remota e cumprindo jornada de seis horas.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira