Thursday, 20 de September de 2018

Thursday, 20 de September de 2018

JUSTIÇA


Justiça

Justiça define que MPE é competente para atuar em Ação contra operadora de telefonia

29 Jun 2018    11:40    alterado em 29/06 às 11:41
Divulgação Justiça define que MPE é competente para atuar em Ação contra operadora de telefonia

Após o Ministério Público Estadual (MPE) apresentar Recurso de Apelação, o Tribunal de Justiça do Tocantins cassou a sentença que havia julgado extinta, sem resolução de mérito, uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína contra a empresa de telefonia móvel Tim S/A. O Acórdão do TJTO foi publicado nesta quarta-feira, 27, e determinou o retorno dos autos à comarca de origem, para o regular processamento da ACP.


Na apelação, o Procurador de Justiça José Demóstenes de Abreu se manifestou e sustentou que o MPE possui legitimidade de parte e interesse de agir para propor ACP visando à defesa dos direitos individuais homogêneos dos consumidores lesados pela empresa de telefonia que possui um excessivo número de reclamações na cidade por problemas nas ligações telefônicas.


O argumento foi acatado pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe que destacou ser plenamente cabível o ajuizamento, pelo MP. “Desde que haja interesse social em jogo, o que se verifica na hipótese dos autos, pois os consumidores, em tese, estão sendo lesados com a interrupção abrupta de ligações telefônicas por parte da empresa”, afirmou.


Ressaltou ainda que a exemplo do que se dá com o fornecimento de energia elétrica e com o abastecimento de água, a telefonia se integrou à vida humana de forma indissociável e se tornou indispensável ao bem-estar social, o que evidencia a legitimidade ativa do Ministério Público para a propositura da Ação.


Na Apelação, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro destaca que o MPE pediu a condenação da empresa após confirmar os diversos problemas nas ligações telefônicas realizadas por consumidores locais e consequentes prejuízos que os mesmos tiveram.


Cita o caso de um consumidor que informou que embora o custo da ligação fosse de 25 centavos, independente do tempo, uma conversa nunca era completada sem a realização de uma nova ligação. Também destaca informações enviadas pelo Procon, após levantamento realizado junto ao SINDEC, no período de janeiro de 2005 a maio de 2011 que apontam o registro de 424 reclamações individuais contra a empresa de telefonia.


Na ACP, em 2014, o MPE buscou obrigar a empresa ao abatimento proporcional do preço dos serviços por ela prestados, além da reparação dos danos material e moral coletivo causados pela oferta de serviços prestados com vício de qualidade.

(ASCOM/MPE-TO)


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

24

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Ministério Publico Estadual Tribunal Operadora Telefonia

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi

Após uma pausa na campanha, para acompanhar sua mãe com problema de saúde em São Paulo, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, voltou a Gurupi, nesta quarta-feira, 19, e foi surpreendido por uma multidão que o


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira