Tuesday, 23 de July de 2019

JUSTIÇA


Saúde

Justiça determina que Estado providencie pagamento de 6 milhões à Saúde de Palmas

07 Feb 2018    17:18
Justiça determina que Estado providencie pagamento de 6 milhões à Saúde de Palmas

Em decisão liminar favorável ao Município de Palmas, a Justiça determinou que, no prazo de 10 dias, o Estado providencie o pagamento no valor de R$ 6.575.123,73 para o Fundo Municipal de Saúde da Capital. A liminar foi deferida na noite desta terça-feira, 06, pela juíza de Direito Silvana Maria Parfieniuk, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas. A magistrada reconheceu a necessidade urgente de regularização do repasse de verbas destinadas ao custeio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Média e Alta Complexidade (MAC), Farmácia, Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III).

Para a juíza, o repasse deve ser feito de imediato de modo a garantir a eficiência da prestação de tais serviços pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) mantida pelo Município. A magistrada determinou que o secretário Estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir, e o secretario da Fazenda Estadual, Paulo Antenor de Oliveira, adotem as providências necessárias ao seu cumprimento no prazo estabelecido.

O Estado havia firmado acordo de pagamento em novembro de 2016, cujo objeto era a regularização dos repasses da área da saúde e o recolhimento do Imposto Sobre Serviços retido na fonte pelos órgãos estaduais, discriminando valores e prazos, e verbas destinadas à manutenção dos serviços compartilhados no regime tripartite de gestão do Sistema Único de Saúde. O acordo também foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nº 1.646 em 12 de dezembro de 2016. Na época, o estado do Tocantins já havia reconhecido ser devedor dos valores ora pleiteados, como também o perigo de dano iminente e grave prejuízo à saúde pública e à dignidade da pessoa humana.

Para o Município de Palmas é lamentável ter que acionar o Poder Judiciário para forçar o estado do Tocantins a cumprir o que é uma obrigação legal sua no campo da saúde, inadimplência esta que vem se arrastando apesar das inúmeras cobranças administrativas sem êxito, cuja negligência vem causando prejuízo aos cidadãos tocantinenses de bem.

A gestão municipal reforça, ainda, a confiança e a credibilidade no Poder Judiciário Tocantinense como notável e honrada trincheira da cidadania e dignidade humana, que por sua vez reparou mais esse dano que vinha sendo causado pelo Governo Estadual.

COMPARTILHE:


Confira também:


TRE-TO

Partidos Políticos têm 30 dias para informar CNJP à Justiça Eleitoral

No Tocantins, conforme informações da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE-TO, 29 partidos estão em situação irregular por não terem realizado o cadastro de seus diretórios municipais ou regularizado o Código de Natureza junto ao CNPJ

Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.



Pedro Afonso

Após recorde de soja, Coapa registra produção histórica no recebimento do milho safrinha

O presidente da Coapa aproveitou para parabenizar a equipe de colaboradores pela dedicação no atendimento aos produtores e por garantir um bom resultado na safra.


Fórum

Banco não dá baixa em alienação fiduciária de veículo, quitado há 3 anos, e terá que indenizar consumidor em R$ 15 mil por danos morais

Em sua defesa, a instituição bancária alegou que a baixa da alienação já havia sido feita, mas o magistrado entendeu que ficou configurado o ato ilícito praticado pelo banco, pois não existem documentos que comprovem essa efetivação


Miracema

Miracaxi mantém tradição e agrada público local e turistas

O evento foi reforçado com segurança particular especializada, detector de metais, câmeras de monitoramento da PM e do município, policiamento militar, civil, força tática e Corpo de Bombeiros.


Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira