Sunday, 18 de August de 2019

JUSTIÇA


Tocantins

MPE busca apoio do TRE para a segunda eleição unificada do Conselheiros Tutelares

06 Feb 2019    16:20    alterado em 06/02 às 16:20
Ronaldo Mitt MPE busca apoio do TRE para a segunda eleição unificada do Conselheiros Tutelares

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira, 05, onde foram recebidos pelo presidente da instituição, desembargador Marco Villas Boas. Os membros do Ministério Público visitaram a corte eleitoral em busca de apoio para as eleições unificadas de conselheiros tutelares que acontecem no mês de outubro.

A colaboração trata da disponibilização de urnas eletrônicas para todos os municípios do Tocantins, tendo em vista que no ano de 2015, o Tribunal Eleitoral colaborou com os dispositivos em cinco grandes comarcas do Estado. O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, justificou que naquele ano, o Tocantins foi referência nacional em relação a informatização do pleito. “Já naquele ano, houve grande interesse e movimentação por conta das eleições nos municípios e por isso, há uma efervescência maior em relação a estas eleições”, disse José Omar.

O desembargador não descartou a possibilidade do atendimento integral de todos os municípios, porém ressaltou que os custos financeiros podem dificultar. “Vamos avaliar a viabilidade, se não for possível de forma integral, veremos a possibilidade de atender os municípios maiores”, afirmou Villas Boas, explicando que a demanda já será repassada à área técnica para estudos.

Um convênio com os municípios para o transporte das urnas foi a alternativa apontada pelo Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior. Fiori também destacou que a utilização das urnas visa evitar situações de fraude e desequilíbrio no dia das eleições. “Além de agilizar o processo, a urna eletrônica confere transparência às eleições, principalmente nos municípios pequenos, onde as disputas são mais acirradas”, argumentou.

A reunião foi acompanhada também pelo Diretor-Geral do TRE, José Machado dos Santos e a analista do Ministério Público Sílvia Albuquerque Soares.

2ª eleição unificada de Conselheiros Tutelares
As eleições acontecem em todo o território nacional no dia 06 de outubro e terão o Ministério Público como fiscal do pleito. (Denise Soares)

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

PGR pede acesso a inquérito sobre investigação do caso Marielle

Raquel Dodge vai analisar pedido de federalização

Jalapão

Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estiveram na manhã desta sexta-feira, 16, visitando a região do Jalapão. Durante a visita, além de conhecer os principais pontos atrativos e serviços ofer




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira