O GIRASSOL

Palmas/TO,

Justiça
Ocorrência

28/11/2020

Operação Borduna da Polícia Civil resgata 83 cartões do Bolsa Família e 51 de contas particulares e outros benefícios

Os cartões estão disponíveis na sede da Delegacia para serem resgatados por seus legítimos proprietários, que devem comparecer munidos de documentos pessoais que comprovem a titularidade do cartão.

Deflagrada nesta quinta-feira, 26, em Tocantínia, a operaçãoBorduna da Polícia Civil do Tocantins recuperou 83 cartões do Bolsa Família e51 outros cartões de contas particulares e outros benefícios. O delegado-chefeda 69ª Delegacia de Polícia de Tocantínia e responsável pela operação, HismaelAthos, informa que os cartões estão disponíveis na sede da Delegacia para seremresgatados por seus legítimos proprietários, que devem comparecer munidos dedocumentos pessoais que comprovem a titularidade do cartão.

 

A operação Borduna foi realizada em desfavor de comerciantesque estariam, em tese, retendo cartões bancários dos povos indígenas Xerente,idosos e demais pessoas. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos eapreendidos os cartões e anotações referentes a senhas.

 

Conforme o delegado Hismael Athos, as investigaçõesiniciaram após o Ministério Público Federal (MPF) enviar notícia crime paraPolícia Civil de que cartões bancários referentes a auxílios do Governo Federaleram retidos por comerciantes daquela cidade para garantir o pagamento deprodutos alimentícios adquiridos pelas vítimas em estabelecimentos comerciaisespecíficos.

 

O delegado, Hismael Athos, informou ainda, que os cartõespermaneciam de posse dos comerciantes e, à medida que os benefícios eram depositados,os respectivos valores eram debitados das contas. Segundo a autoridadepolicial, há indícios de que os comerciantes sabiam inclusive as senhasbancárias dos indígenas e realizavam esses saques mensalmente.

 

Hismael Athos ressaltou que é crime reter cartão de idoso.Informou ainda, que inicialmente, a Operação servirá de alerta para que ospovos indígenas tomem posse dos seus documentos e cartões pessoais.

 

Operação Borduna

A operação foi batizada de Borduna em homenagem espécie dearmamento indígena com o referido nome, fabricado em madeira maciça e utilizadoem caçadas ou mesmo para em situações de ataque e defesa dos povos indígenas.

Assuntos Relacionados
#polícia
Confira Também
Ocorrência

GMP prende três em flagrante por furto de combustível da Prefeitura

Ocorrência

3º BPM prende acusado de homicídio e recupera veículo roubado de comerciante

Serviço

CEULP/ULBRA realiza segunda palestra do CSI Tocantins - Estudo de Caso da Polícia Científica

Palmas

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Palmas

Araguaína

Polícia Civil prende casal suspeito por tráfico de drogas em Araguaína