Monday, 10 de December de 2018

JUSTIÇA


Norte do TO

Programa Família Acolhedora é implementado em Tocantinópolis após atuação do MPE

22 Oct 2018    20:08    alterado em 22/10 às 20:08
Programa Família Acolhedora é implementado em Tocantinópolis após atuação do MPE

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), o município de Tocantinópolis implantou, na última semana, programa de acolhimento familiar nas modalidades Família Acolhedora e Família Guardiã. Por meio deles, crianças e adolescentes que estejam afastados de seu seio familiar são acolhidos provisoriamente em famílias da própria comunidade, prioritariamente perante a família extensa, de modo que não sejam rompidos seus vínculos familiares e sociais. A intenção é evitar o internato em instituição de abrigamento.

Com o Família Acolhedora, o município assume o compromisso de selecionar e preparar as famílias que se dispuserem a integrar o programa, bem como de acompanhar, por meio de seu corpo técnico, cada caso de acolhimento. Também é responsabilidade da gestão promover e acompanhar visitas entre a criança e a família de origem, com vistas à reintegração.

O TAC que resultou na instalação do programa foi proposto pela Promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, tendo sido assinado por representante do município de Tocantinópolis em maio deste ano.

Cynthia proferiu palestra na solenidade de instalação do programa, ocorrida na quinta-feira, 18, ocasião em que destacou o fundamento legal e a necessidade social de efetivação deste tipo de alternativa de acolhimento. Ela também enfatizou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) coloca como direito da criança e do adolescente a criação e a educação no seio de sua família natural, razão pela qual apontou que a rede de proteção deve atuar tanto junto à família natural quanto junto à família acolhedora, buscando promover a reintegração familiar em todos os casos em que isto for possível.

Na solenidade, foram destacados depoimentos de voluntários que participaram de programa de acolhimento em outros municípios, com resultados positivos.

“Ser Família de Apoio é um grande desafio. Nos faz crescer como seres humanos, dando-nos coragem para enfrentar qualquer obstáculo. Aprendemos a respeitar as diferenças, encontramos tempo para nos doar àqueles que estamos recebendo em nossa família, conscientes de que a criança voltará para a família de origem ou será encaminhada para adoção”, declararam Maria de Lourdes, José Luis e Heloísa, membros de uma família voluntária.

"Para nós, cada indivíduo é único. Nada se compara ao valor de uma única vida. E ser Família de Apoio, para nós, é cumprir a missão de acolher provisoriamente uma vida que, por alguma razão ou circunstância, necessite de proteção”, pontuaram Nelício, Adriane, Fabrício, Amanda e Alana, que também participaram de experiências de acolhimento.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

23

PARABÉNS!
PARABÉNS!

25

BOM
BOM

32

AMEI!
AMEI!

28

KKKK
KKKK

25

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

21

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

30

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

MPE Tocantins Interior

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira