Monday, 22 de October de 2018

JUSTIÇA


JUSTIÇA

Quem fizer ligações com trote para o Samu e órgãos de segurança será multado

30 Jul 2018    18:43
ASCOM/Divulgação Quem fizer ligações com trote para o Samu e órgãos de segurança será multado Prática já é prevista no Código Penal, que estabelece pena de detenção de um a seis meses ou multa para quem interrompe ou perturba o serviço telefônico

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas registrou em 2018 até este mês de julho, mais de 1.400 ligações com trotes ao serviço da unidade, o que corresponde a 16% das ocorrências atendidas na Central de atendimento. Com a nova lei sancionada pelo Governo do Estado, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 27, a pessoa que cometer este crime será multada em até dois salários mínimos. A infração é válida para trotes no Sistema Integrado de Operações (Siop), que é composto pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e Samu. O trote atrapalha o trabalho dos serviços de emergência. A lei entra em vigor num prazo de 90 dias.

 

De acordo com informações do Estado, o objetivo é inibir a prática que atrapalha os serviços de socorro e segurança. A norma se aplica aos assinantes ou responsáveis pela linha telefônica que acionar os serviços de emergência de forma indevida, com má-fé, que não tenha como objetivo o atendimento solicitado ou a situação real do que for informado.

 

O diretor administrativo do Samu de Palmas, Marcos Moreira, ressalta que a unidade recebe ligações durante o dia todo, são cidadãos pedindo ajuda para vítimas de acidentes, afogamentos ou que estão passando mal. A ocorrência passa pela equipe de triagem e em poucos minutos a ambulância sai para prestar atendimento. O grande problema é quando as informações são falsas. "Hoje em dia, grande parte das pessoas têm celulares, inclusive as crianças, que ligam, ocupam uma linha e em boa parte dos casos, passam informações inverídicas”, conta, alertando os pais que é preciso ter esse cuidado com as crianças que usam esse número para uma brincadeira, mas podem estar atrapalhando o salvamento de alguém.

 

 

O médico e diretor técnico do Samu, Luciano Lopes, explica que, ao ocupar uma linha de emergência, a pessoa que realiza trote impossibilita o socorro de alguém que realmente precisa de ajuda, também gera gastos desnecessários. Este é apenas um dos prejuízos causados pelos trotes aos números de emergência da rede municipal de saúde. “O Samu é um serviço de referência pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam com a maior brevidade possível. É importante a conscientização de que qualquer pessoa pode precisar do serviço e que este, salva-vidas”, observa o socorrista.

 

 

A Lei

 

Segundo estabelece a lei, quando o proprietário da linha telefônica ou o responsável pela ligação for identificado, será enviado relatório ao órgão estadual competente, que fará o auto de infração e encaminhará a multa ao endereço da pessoa.

 

O responsável terá um prazo de 30 dias para apresentar defesa por escrito ao órgão competente, que poderá cancelar a multa a depender da situação.

 

 

A prática já é prevista no Código Penal, que estabelece pena de detenção de um a seis meses ou multa para quem interrompe ou perturba o serviço telefônico.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

21

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

trote multa

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Obras no Taquari

Obras de drenagem e pavimentação asfáltica no setor Taquari estão a todo vapor

Serviços foram iniciados há cerca de 60 dias e a expectativa é de que, até novembro, algumas etapas sejam concluídas

Brasil

Ministra rebate Eduardo Bolsonaro e diz que instituições são sólidas

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jeep, basta mandar um cabo e um soldado”.



UFT

Universidade Federal do Tocantins é recredenciada com nota 4

Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade, por mais oito anos, com conceito 4, de um máximo de 5


Serviço

Saúde e Medicina 4.0

O que podemos observar em nossa era contemporânea é a modernização em todas as áreas com os avanços tecnológicos, e nesta premissa surgem os novos métodos de aprendizado com o auxílio da Tecnologia da Informação.


Eleições 2018

Jair Bolsonaro diz que não existe ameaça de fechar Supremo e fala em desconhecer declarações do filho

"Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto".


Beleza

Musa do Brasileirão, Bianca Leão conta como perdeu barriga depois de gravidez


Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT


Ocorrência

Suspeito de aplicar vários golpes é preso pela Polícia Civil em Guaraí


Estado

BRK Ambiental apresenta programa de estágios e ensina consumo consciente para universitários em evento em Gurupi


Educação Superior

Equilíbrio financeiro e busca pela melhoria da qualidade de ensino marcam primeiros seis meses da atual gestão da Unitins


Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira