Tuesday, 19 de February de 2019

JUSTIÇA


TJTO

Semana Nacional da Conciliação no Tocantins: quase 5 milhões em acordos

06 Dec 2014

O Movimento Estadual pela Conciliação divulgou os números consolidados da Semana Nacional da Conciliação no Tocantins. O evento ocorreu entre os dias 24 e 28/11 e 25 comarcas do Poder Judiciário participaram da mobilização em prol da paz social. O saldo final registrou a realização de 2.862 audiências, de um total de 3 mil designadas, e que resultaram em 1.208 acordos homologados, ou seja 42,20% dos casos foram solucionados definitivamente por meio da conciliação. O percentual superou o de 2013 que chegou a 26% de conciliações. Em valores, os acordos alcançaram um total de R$ 4.847.399,04. A ação contou com o empenho de magistrados, servidores e mais de 120 voluntários.

O coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, juiz Gilson Coelho Valadares afirma que a cultura dos acordos já está sendo implantada no Estado. "Desde que a Semana da Conciliação foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2006, tem havido um aumento gradativo no número de acordos homologados em todo o país, e aqui Tocantins não é diferente".

A Semana Nacional da Conciliação pôs fim a pendências judiciais como a de Fábio Júnior Rodrigues, que aguardava há mais de um ano decisão da Justiça. "Há um ano eu esperava pelo desenrolar desse processo e agora veio a conciliação. Estou muito satisfeito como resultado".

A ação traz resultados positivos para todas as partes envolvidas no processo. A advogada Rita de Cássia Azedo, na ocasião representando uma seguradora, afirmou que a empresa entrou no evento com 300 audiências e obteve acordo em 71% delas. "Eventos como esse são importantes porque auxiliam a parte autora e também a seguradora porque reduz o tempo de espera e os gastos. No final é muito vantajoso", ressaltou.

Parceria UMA
Na edição de 2014 a Semana Nacional da Conciliação ganhou o reforço e a experiência dos  alunos da Universidade da Maturidade (UMA), resultado da parceria do Tribunal de Justiça com a Universidade Federal do Tocantins. No total, 10 idosos atuaram dentro do evento e prestaram serviços durante a mobilização.

Dona Stela Botelho, que também é aluna da UMA, disse estar muito satisfeita com a experiência adquirida durante o evento. "Essa semana foi de grande importância para mim. Atuar em uma ação como essa não tem preço. Os aprendizados foram tantos que decidi que em 2015 vou fazer o curso de Direito", afirmou com determinação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.

Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira