Friday, 22 de November de 2019

JUSTIÇA


TJTO

Semana Nacional da Conciliação no Tocantins: quase 5 milhões em acordos

06 Dec 2014

O Movimento Estadual pela Conciliação divulgou os números consolidados da Semana Nacional da Conciliação no Tocantins. O evento ocorreu entre os dias 24 e 28/11 e 25 comarcas do Poder Judiciário participaram da mobilização em prol da paz social. O saldo final registrou a realização de 2.862 audiências, de um total de 3 mil designadas, e que resultaram em 1.208 acordos homologados, ou seja 42,20% dos casos foram solucionados definitivamente por meio da conciliação. O percentual superou o de 2013 que chegou a 26% de conciliações. Em valores, os acordos alcançaram um total de R$ 4.847.399,04. A ação contou com o empenho de magistrados, servidores e mais de 120 voluntários.

O coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, juiz Gilson Coelho Valadares afirma que a cultura dos acordos já está sendo implantada no Estado. "Desde que a Semana da Conciliação foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2006, tem havido um aumento gradativo no número de acordos homologados em todo o país, e aqui Tocantins não é diferente".

A Semana Nacional da Conciliação pôs fim a pendências judiciais como a de Fábio Júnior Rodrigues, que aguardava há mais de um ano decisão da Justiça. "Há um ano eu esperava pelo desenrolar desse processo e agora veio a conciliação. Estou muito satisfeito como resultado".

A ação traz resultados positivos para todas as partes envolvidas no processo. A advogada Rita de Cássia Azedo, na ocasião representando uma seguradora, afirmou que a empresa entrou no evento com 300 audiências e obteve acordo em 71% delas. "Eventos como esse são importantes porque auxiliam a parte autora e também a seguradora porque reduz o tempo de espera e os gastos. No final é muito vantajoso", ressaltou.

Parceria UMA
Na edição de 2014 a Semana Nacional da Conciliação ganhou o reforço e a experiência dos  alunos da Universidade da Maturidade (UMA), resultado da parceria do Tribunal de Justiça com a Universidade Federal do Tocantins. No total, 10 idosos atuaram dentro do evento e prestaram serviços durante a mobilização.

Dona Stela Botelho, que também é aluna da UMA, disse estar muito satisfeita com a experiência adquirida durante o evento. "Essa semana foi de grande importância para mim. Atuar em uma ação como essa não tem preço. Os aprendizados foram tantos que decidi que em 2015 vou fazer o curso de Direito", afirmou com determinação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Unale

Deputados discutem humanização das leis em encontro da Unale

Com o tema principal "Humanizando as Leis em um Novo Tempo", o evento está recebendo 13 dos 24 deputados estaduais do Tocantins.

Serviço

Cia de Teatro UMPONTODOIS realiza seleção para ator convidado

Ator selecionado irá compor o elenco do novo espetáculo, que estreará em março de 2020.


Paralimpíadas

Atleta do Tocantins é premiada durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2019

Maria Eduarda Araújo ficou em segundo lugar pela região Norte, no Concurso Cultural promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro


Serviço

TIM busca parceiros para abertura de lojas em três cidades do Tocantins

A TIM oferece ao investidor apoio para sua gestão com orientação para o projeto arquitetônico que a marca possui para suas lojas, incluindo mobiliário e identidade visual.


Pierre de Freitas

Memorial Coluna Prestes recebe exposição de obras do artista Pierre de Freitas


Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira