Wednesday, 21 de November de 2018

JUSTIÇA


TJTO

Semana Nacional da Conciliação no Tocantins: quase 5 milhões em acordos

06 Dec 2014

O Movimento Estadual pela Conciliação divulgou os números consolidados da Semana Nacional da Conciliação no Tocantins. O evento ocorreu entre os dias 24 e 28/11 e 25 comarcas do Poder Judiciário participaram da mobilização em prol da paz social. O saldo final registrou a realização de 2.862 audiências, de um total de 3 mil designadas, e que resultaram em 1.208 acordos homologados, ou seja 42,20% dos casos foram solucionados definitivamente por meio da conciliação. O percentual superou o de 2013 que chegou a 26% de conciliações. Em valores, os acordos alcançaram um total de R$ 4.847.399,04. A ação contou com o empenho de magistrados, servidores e mais de 120 voluntários.

O coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, juiz Gilson Coelho Valadares afirma que a cultura dos acordos já está sendo implantada no Estado. "Desde que a Semana da Conciliação foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2006, tem havido um aumento gradativo no número de acordos homologados em todo o país, e aqui Tocantins não é diferente".

A Semana Nacional da Conciliação pôs fim a pendências judiciais como a de Fábio Júnior Rodrigues, que aguardava há mais de um ano decisão da Justiça. "Há um ano eu esperava pelo desenrolar desse processo e agora veio a conciliação. Estou muito satisfeito como resultado".

A ação traz resultados positivos para todas as partes envolvidas no processo. A advogada Rita de Cássia Azedo, na ocasião representando uma seguradora, afirmou que a empresa entrou no evento com 300 audiências e obteve acordo em 71% delas. "Eventos como esse são importantes porque auxiliam a parte autora e também a seguradora porque reduz o tempo de espera e os gastos. No final é muito vantajoso", ressaltou.

Parceria UMA
Na edição de 2014 a Semana Nacional da Conciliação ganhou o reforço e a experiência dos  alunos da Universidade da Maturidade (UMA), resultado da parceria do Tribunal de Justiça com a Universidade Federal do Tocantins. No total, 10 idosos atuaram dentro do evento e prestaram serviços durante a mobilização.

Dona Stela Botelho, que também é aluna da UMA, disse estar muito satisfeita com a experiência adquirida durante o evento. "Essa semana foi de grande importância para mim. Atuar em uma ação como essa não tem preço. Os aprendizados foram tantos que decidi que em 2015 vou fazer o curso de Direito", afirmou com determinação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Reabilitação

Governo entrega equipamentos a pacientes do CER de Palmas

Os equipamentos foram adquiridos este ano, com um investimento de quase R$ 3 milhões

Entrega de Moradias

Mauro Carlesse e ministro das Cidades entregam apartamentos do Residencial Parque da Praia

A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado e conta com o recurso do governo federal, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).



Investigações MPE

MPE movimenta 108 mil processos judiciais, 35 mil inquéritos policiais e instaura 7 mil procedimentos investigativos em 2017

Também é mostrado que o Ministério Público do Tocantins possuía 121 cargos de membros providos em 2017, o que corresponde a 8,7 membros para cada grupo de 100 mil habitantes.


Municípios

Promessas de maio da Presidência da República e do Congresso são cobradas por prefeitos

Liderados pela ATM, prefeitos do Tocantins estão na capital Federal para cobrar Encontro de Contas previdenciárias, UPAS, Nova Lei de Licitações, Royalties de Petróleo, entre outras demandas


Conscientização

Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital.


Energisa

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes


Crise e Renuncia

Deputado Estadual Olyntho Neto comunica afastamento como líder do governo na AL


Porto

Solidariedade, promessa de concurso e aula marcam evento em Porto Nacional


Tocantins

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase


Sul de Palmas

Famílias na região da Capadócia recebem alimentos em ação de solidariedade


saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira