Saturday, 20 de July de 2019

JUSTIÇA


TJTO

Semana Nacional da Conciliação no Tocantins: quase 5 milhões em acordos

06 Dec 2014

O Movimento Estadual pela Conciliação divulgou os números consolidados da Semana Nacional da Conciliação no Tocantins. O evento ocorreu entre os dias 24 e 28/11 e 25 comarcas do Poder Judiciário participaram da mobilização em prol da paz social. O saldo final registrou a realização de 2.862 audiências, de um total de 3 mil designadas, e que resultaram em 1.208 acordos homologados, ou seja 42,20% dos casos foram solucionados definitivamente por meio da conciliação. O percentual superou o de 2013 que chegou a 26% de conciliações. Em valores, os acordos alcançaram um total de R$ 4.847.399,04. A ação contou com o empenho de magistrados, servidores e mais de 120 voluntários.

O coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, juiz Gilson Coelho Valadares afirma que a cultura dos acordos já está sendo implantada no Estado. "Desde que a Semana da Conciliação foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2006, tem havido um aumento gradativo no número de acordos homologados em todo o país, e aqui Tocantins não é diferente".

A Semana Nacional da Conciliação pôs fim a pendências judiciais como a de Fábio Júnior Rodrigues, que aguardava há mais de um ano decisão da Justiça. "Há um ano eu esperava pelo desenrolar desse processo e agora veio a conciliação. Estou muito satisfeito como resultado".

A ação traz resultados positivos para todas as partes envolvidas no processo. A advogada Rita de Cássia Azedo, na ocasião representando uma seguradora, afirmou que a empresa entrou no evento com 300 audiências e obteve acordo em 71% delas. "Eventos como esse são importantes porque auxiliam a parte autora e também a seguradora porque reduz o tempo de espera e os gastos. No final é muito vantajoso", ressaltou.

Parceria UMA
Na edição de 2014 a Semana Nacional da Conciliação ganhou o reforço e a experiência dos  alunos da Universidade da Maturidade (UMA), resultado da parceria do Tribunal de Justiça com a Universidade Federal do Tocantins. No total, 10 idosos atuaram dentro do evento e prestaram serviços durante a mobilização.

Dona Stela Botelho, que também é aluna da UMA, disse estar muito satisfeita com a experiência adquirida durante o evento. "Essa semana foi de grande importância para mim. Atuar em uma ação como essa não tem preço. Os aprendizados foram tantos que decidi que em 2015 vou fazer o curso de Direito", afirmou com determinação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira