Saturday, 20 de July de 2019

JUSTIÇA


Educação

Sintet convoca trabalhadores para aderirem a Greve Nacional da Educação nesta quarta, 15

15 May 2019    23:44
Sintet convoca trabalhadores para aderirem a Greve Nacional da Educação nesta quarta, 15

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), convoca os (as) profissionais da educação e a sociedade tocantinense em geral para aderirem a Greve Nacional da Educação que acontece nesta quarta-feira (15), em todo o país em protesto contra a reforma da Previdência e contra o corte de investimentos na Educação.

Em Palmas será realizado uma mobilização em frente à Assembleia Legislativa, às 9 horas. Já a tarde está prevista um ato público em Taquaralto, com concentração às 16 horas, próximo a passarela. Em todo o Estado as escolas estão sendo mobilizadas para aderirem a paralisação geral das atividades.

Segundo análise da CNTE, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 006/2019, que trata da reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem como objetivo destruir a aposentadoria do povo brasileiro, em especial a das trabalhadoras e a dos trabalhadores da educação. A PEC acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e institui a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos e altera as regras especiais de trabalhadores e trabalhadoras rurais e professores. As professoras serão ainda mais prejudicadas se a reforma for aprovada.

Ainda de acordo com a CNTE, com a aprovação da reforma, as professoras que ingressaram na carreira até 2003 vão ter que trabalhar 10 anos a mais e as que ingressaram depois de 2004 terão de trabalhar 15 anos a mais para receber benefícios menores, isso na rede pública, pois o cenário para os professores na rede privada é muito mais cruel.

 

Corte de investimentos foram incluídos na pauta

Após o ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciar na semana passada o corte de investimentos na educação básica e superior, estudantes e trabalhadores em educação de institutos e universidades federais de todo o país decidiram aderir ao movimento grevista. Só na educação básica, o corte de investimentos foi de R$ 914 milhões.

 

Confira os locais das mobilizações por cidade: (em atualização).

PALMAS

Em frente à Assembleia Legislativa, às 9 horas. Já a tarde está prevista um ato público em Taquaralto, com concentração às 15 horas, próximo a passarela.

ARAGUAÍNA

Ato público – concentração no Sintet, às 7h da manhã.

GURUPI

Caminhada, saída da Praça Santo Antônio até o Parque Mutuca, às 9h.

COLINAS

Ato público – concentração às 7h30, na Praça 7 de setembro.

MIRACEMA

Ato unificado da Educação básica municipal, estadual, alunos e trabalhadores/as, em parceria com UFT.
Local: Praça Fued Sebba, em frente ao Banco do Brasil, às 8h30.

AUGUSTINÓPOLIS

Ato público – Concentração na Praça Ary Valadão, às 8h.

TOCANTINÓPOLIS

Ato público - Local: Unidade Central às 8h.

14h- Atividades aberta ao público na Unidade Central.

18h30 – Evento aberto ao público no Quadrilhódromo, Beira Rio.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira