O GIRASSOL

Palmas/TO,

Justiça
Tocantins

08/11/2020

Superintendência da Polícia Científica realiza primeira reunião para elaboração do protocolo tocantinense de atendimento de vítimas de desastres

Comissão atuará em ocorrências de desastres, como acidentes aéreos, catástrofes naturais e crimes com múltiplas vítimas.

Com a missão de aperfeiçoare garantir um atendimento técnico-pericial especializado nos eventos esituações emergenciais e de alta complexidade, a Superintendência de PolíciaCientífica instituiu a Comissão para elaboração do protocolo Tocantinense deAtendimento Pericial em Locais de Vítimas de Desastres e já realizou a primeirareunião para tratar dos termos do protocolo.

 

Estabelecida pela Portaria nº 51de 18 de outubro de 2020, a Comissão é composta por uma equipe de 14profissionais da Polícia Científica, entre os quais estão: peritos oficiais(criminais, médicos legistas e odontolegistas), agentes de necrotomia epapiloscopistas, policiais civis com diferentes especialidades. Juntos, elesvão trabalhar sobre todos os vestígios encontrados nos eventos para, dessaforma, melhor nortear as investigações em curso, respeitando as atribuições einstituições envolvidas.

 

Conforme a coordenadora da equipe,perita oficial Georgiana Ferreira Ramos, a criação da comissão é um importantepasso para elaboração do protocolo de atendimento de ocorrências de naturezacomplexa que necessitam de agilidade na organização e execução dos trabalhos. “Poderdispor de uma equipe multidisciplinar especializada e preparada para a atuaçãoem perícias em casos especiais é fundamental, uma vez que tais situações exigemuma resposta rápida do Estado, na forma de ações integradas e coordenadas, coma participação das diferentes forças de segurança pública”, ressalta Georgiana.

 

Segundo a superintendente daPolícia Científica Dunya Spricigo, o campo de atuação dessa comissão serávoltado para ocorrências de desastres, como acidentes aéreos, catástrofesnaturais e crimes com múltiplas vítimas.  “O trabalho de atendimento das vítimas nessassituações requer profissionais com conhecimentos específicos em várias áreas, ondecada um desempenhará suas funções dentro do limite de suas respectivasatribuições e competências, tanto para o exame pericial de local necessário àelucidação dos fatos, quanto para a identificação humana”, esclarece.

Assuntos Relacionados
#polícia
Confira Também
Ocorrência

GMP prende três em flagrante por furto de combustível da Prefeitura

Ocorrência

3º BPM prende acusado de homicídio e recupera veículo roubado de comerciante

Serviço

CEULP/ULBRA realiza segunda palestra do CSI Tocantins - Estudo de Caso da Polícia Científica

Palmas

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Palmas

Araguaína

Polícia Civil prende casal suspeito por tráfico de drogas em Araguaína