Sunday, 20 de September de 2020

JUSTIÇA


Segurança

Tocantins adquire 39 mil envelopes de segurança para acondicionar provas coletadas em locais ou em vítimas de crimes

16 Jun 2020
Tocantins adquire 39 mil envelopes de segurança para acondicionar provas coletadas em locais ou em vítimas de crimes

Para ampliar as medidas de controle, rastreio e confiabilidade das provas coletadas pela Polícia Civil em locais ou em vítimas de crimes no Tocantins, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, no âmbito da Polícia Civil do Tocantins, passa a contar com 39 mil envelopes de segurança com lacre. Adquiridos com recursos do Governo do Tocantins e por meio de processo licitatório iniciado em 2019 e concluído agora, os envelopes foram entregues nesta segunda-feira, 15, e serão destinados às unidades da Polícia Científica do Estado do Tocantins (Palmas e Núcleos Regionais da Polícia Científica no interior do Estado).

 

 

Os envelopes possuem fechos próprios (lacres) com alta resistência, numeração própria, código de barras, bem como recibo de entrega e espaço para anotações sobre o vestígio, ocorrência policial, sua origem e destino. O material foi todo personalizado com o Brasão do Governo do Estado e da Polícia Civil e foram produzidos em cinco tamanhos para acondicionar vestígios pequenos, médios e grandes.

 

 

Conforme explica a superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, a aquisição dos envelopes atendeu à necessidade de adequação às inovações trazidas pela Lei Federal 13.964/2020, conhecida como Lei Anticrime, que altera a legislação processual penal para, dentre outras coisas, otimizar a garantia de integridade dos elementos probatórios por meio do instituto da cadeia de custódia.

 

 

Para a Superintendente, a compra dos materiais é uma das medidas implementadas pela Secretaria da Segurança para ampliar a garantia de inviolabilidade das provas coletadas pela Polícia Civil em locais ou em vítimas de crimes no Tocantins.

 

 

Dunya ressalta que a Polícia Científica trabalha também em outras frentes, como a aquisição de freezers biomédicos para armazenamento de amostras biológicas, gestão de qualidade e acreditação de Laboratórios Forenses, atualização dos protocolos e fluxos adotados pela Perícia Criminal. “Todas essas ações buscam garantir maior qualidade ao resultado dos serviços da Polícia Científica no Tocantins”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira