JORNAL O GIRASSOL - Carlos de Bayma lança O Menino Incendiário nessa quinta-feira; Confira
 JORNAL O GIRASSOL site de Noticias do Tocantins (Política, Palmas, Eleições, Estado, Taquaruçu, Jalapão)
Home O Girassol Todas as matérias Facebook Twitter Impresso Fale conosco
Binóculo Claquete Concursos TVAD Esporte Estado Geral Opinião Política Releases Sexo & Afeto Viver

















Publicada em 14/12/2010


Literatura

Carlos de Bayma lança O Menino Incendiário nessa quinta-feira; Confira




Artistas, produtores, professores, acadêmicos, estudantes e público em geral têm encontro marcado nessa quinta-feira, 16, às 20 horas, no Espaço Contágius, em Palmas, para o sarau de lançamento do livro O Menino Incendiário; o terceiro da carreira do escritor, compositor e jornalista Carlos de Bayma. O Espaço Contágius está localizado na 108 Sul, Alameda 06, lote 24 e a entrada é franca.
 
Apaixonado por arte, Carlos de Bayma prepara um ambiente repleto de manifestações e interferência artísticas, para a noite de lançamento na Capital. “Na verdade, não vai ser apenas um lançamento e sim um grande encontro de amigos e amantes das artes. Enfim, um momento de alegria e crescimento”, conta.
 
Em sua carreira como escritor, Bayma publicou O Arquipelágo (poesia), em 2003, e Acerca da sorte e o mistério de Curimbã (conto), em 2005. O Menino Incendiário foi escrito em 2002 e reúne 60 textos que retratam experiências, fragmentos e nuances de lembranças e fantasias de um menino crescido nos rincões maranhenses.
 
“Quando você olha para trás, você olha com olhos de hoje. Portanto, muitas coisas que estiveram na cena, mudam de importância. Coisas que na época você não viu, pode ter importância hoje. E de repente, coisas que você considerava importante no passado, não mais te dizem respeito”, diz ao explicar o porquê de somente lançar o livro agora, em 2010.
 
Ainda sobre a concepção do livro, o autor declara que era uma tentativa de “causar boa impressão” ao amigo José Gomes Sobrinho, o “Zé”, como ele mesmo chama. A relação entre Bayma e José Gomes era feita de encontros diários, nos quais os textos eram discutidos e Bayma recebia orientações, sugestões, “broncas” e elogios do mestre.
 
“Uma época de muito aprendizado. Acho que a melhor parte era mesmo ouvir o Zé lendo os poemas com toda aquela teatralidade e eloqüência. Ele havia escrito coisas maravilhosas no prefácio do meu primeiro livro. Acho que eu queria impressionar o meu mestre e amigo”, declara.
 
O Autor
Desde cedo, a poesia já acompanhava o menino Antônio Carlos, fosse por meio da literatura de cordel, das trovas de repentistas e cantadores, as folias, o bumba-meu-boi, ou nas canções Spirituals, do disco Cem Ovelhas, de Ozéias de Paula, executadas todos os dias na voz local, no caso, na cidade de Lima Campos (MA). E a leitura não demorou fazer parte da sua rotina.
 
Na pré-adolescência música e jornalismo eram fortes paixões. A música fluía nos grupos e cantos congregacionais. Acompanhava diariamente o programa Café da Manhã, apresentado por Moacyr Spósito, na Rádio Imperatriz (MA).  O programa discutia assuntos como sociedade, cultura, economia, sempre com música de altíssima qualidade.
 
Vez por outra riscava papel, fazia “versos insípidos”, como o próprio escritor define. No final da década de 1980, ao ler o poema Canção Amiga, de Carlos Drummond de Andrade, na cédula de 50 cruzados, não restou dúvidas: queria ser escritor. Ainda no Maranhão, conclui o Ensino Médio (Contabilidade e Magistério). Em 1993 mudou-se para Palmas.
 
Em 1997 ingressa na primeira turma de jornalismo do Estado, formando no primeiro semestre de 2001. Lecionou na rede municipal de ensino de 1998 até 2003. Trabalhou em alguns jornais da Capital, como os extintos Folha Popular e Gazeta de Taquaralto, além do semanário O GIRASSOL. Em 2004 retorna ao Maranhão, para dirigir um pequeno grupo de comunicação, atividade que desenvolveu até 2005. Desde 2008 trabalha na Assessoria de Comunicação da Unitins.
 
Continuam inéditos: Paisagens do Brasil (contos), Esboço Terra ou Novela Urbana e o Guia do Novo Mundo (poesia) e De Krebel ao mundo: A trama de Mark Romini (texto para cinema). (informações da ascom do evento)


Confira as últimas

Jornalistas mineiros lançam alerta ao povo brasileiro
Um ser extraordinário
CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Talita/Larissa vence em Campinas (SP) e chega ao sexto título consecutivo
Alunos da UFT visitam Aterro Sanitário de Palmas
Lula critica "falta de respeito e elitismo dos tucanos"
Em Palmas, encontro de Contabilidade é encerrado com palestras e premiações
Promotoria denuncia Aécio por desviar R$1 bi da Saúde
Encontro debate novidades do contexto contábil no Brasil
Comarca de Porto Nacional comemora entrega de novo Fórum
Provas do vestibular da Católica do Tocantins serão aplicadas neste domingo, 19
Brasil Agroecológico completa um ano contribuindo para produção sustentável
VIVA VÔLEI: Torneio na casa do voleibol
Simulado de acidente com múltiplas vítimas encerrou 1º Congresso de Urgência e Emergência
6ª edição dos Jogos da Infância é encerrada com brincadeiras e diversão
Produtores de hortas comunitárias recebem aula prática sobre controle alternativo de pragas e doenças

Seja o primeiro a











Nome :   

Email:

restantes: 500)

matérias em destaque

Notificações de infrações de trânsito também serão feitas via Diário Oficial

Os proprietários de veículos não terão mais desculpas quanto ao não recebimento de notificações de infração de trânsito, pois a partir da última quinta-feira, 16, os condutores que cometeram alguma infração de trânsito dentro do município de...




Chega a 5 mil nmero de servidores federais expulsos por prticas ilcitas

Panorama

Chega a 5 mil número de servidores federais expulsos por práticas ilícitas
Consumo em Palmas sobe com a chegada de outubro, aponta pesquisa Fecomrcio

Economia

Consumo em Palmas sobe com a chegada de outubro, aponta pesquisa Fecomércio
MPE e MPF-TO constatam agravamento na falta de medicamentos do HGPP

Crise na Saúde

MPE e MPF-TO constatam agravamento na falta de medicamentos do HGPP

© Copyright 1999-2012, O GIRASSOL   Equipe O Girassol