JORNAL O GIRASSOL - Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária
 JORNAL O GIRASSOL site de Noticias do Tocantins (Política, Palmas, Eleições, Estado, Taquaruçu, Jalapão)
Home O Girassol Todas as matérias Facebook Twitter Impresso Fale conosco
Binóculo Claquete Concursos TVAD Esporte Estado Geral Opinião Política Releases Sexo & Afeto Viver



















Publicada em 24/04/2013


Estado

Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou o apoio institucional que o novo secretário vai receber



Marcio Vieira
Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária


Em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, o Governador Siqueira Campos instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária e deu posse ao deputado federal Irajá Abreu como titular da pasta. O antigo Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) foi extinto e seu ex-presidente, Luiz Carlos Alves, foi nomeado secretário-executivo da nova secretaria. Durante a solenidade, o novo secretário afirmou que vai trabalhar para regularizar dois milhões de hectares de terra no Estado.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que fez a entrega de 34 máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras a municípios tocantinenses com menos de 50 mil habitantes. O ministro destacou a disponibilidade de parcerias entre o ministério e a nova secretaria. “Nós estamos de braços abertos para fazer as parcerias que o Estado necessita, pois a missão dos dois órgãos é de fomentar as políticas para agricultura familiar”, destacou.

O governador Siqueira Campos frisou a importância das relações entre governos estadual e federal para o trabalho da nova pasta. “O deputado já vai começar muito bem a administração com uma forte articulação com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Será uma gestão importante para combater a desigualdade de distribuição de terras no campo, incentivar a produção de alimentos e gerar renda”, salientou.

O recém-empossado secretário também comemorou a presença de Pepe Vargas. “A presença do ministro aqui é algo muito significativo, pois representa o apoio do governo Federal para o cumprimento de nossas metas, que são muitas. É um grande desafio que temos pela frente, teremos muito trabalho”, disse o secretário Irajá Abreu.

Apoio aos produtores

A nova secretaria estará focada nas questões fundiárias e vai trabalhar para o desenvolvimento agrário no Estado. De acordo com Irajá Abreu, a meta da pasta será regularizar dois milhões de hectares em todo o Estado distribuídos em mais de cinco mil títulos de terras.  “Nós queremos trabalhar para atender os pequenos e médios produtores e os assentados que são os responsáveis por mais de 70% da produção de alimentos no país”, afirmou.

Para a senadora Kátia Abreu, a criação da pasta vai atender aos anseios dos produtores rurais tocantinenses. “A finalidade para a qual essa pasta foi criada é fundamental para proteger as pequenas, médias e grandes propriedades. Além disso, tem a meta de incentivar a agricultura familiar levando a tecnologia e a inovação para o campo”, afirmou.

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou o apoio institucional que o novo secretário vai receber. “Eu tenho a certeza de que o Governo fez a melhor escolha para garantir um bom acompanhamento da questão fundiária e de desenvolvimento agrário do Tocantins. Todo o secretariado estará à disposição para atingir as metas do secretário”, disse.

Presenças
Estiveram presentes na solenidade o vice-governador João Oliveira; os deputados federais Ângelo Agnolin (TO), Geraldo Thadeu (MG), Guilherme Mussi (SP), Marcos Montes (MG), Moreira Mendes (RO), Bernardo Santana (MG), Eduardo Sciarra (PR), Heuler Cruvinel (GO); o deputado estadual Toinho Andrade;  o coordenador do Programa Terra Legal no Tocantins, Geilson Galvão; o delegado do MDA, Agostinho de Oliveira; o superintendente do Incra/TO, Ruberval Gomes; o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Sérgio Roberto Lopes; o presidente nacional do Serpro, Marcos Mazoni;  o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Leonardo Cintra; Márcia Rodrigues , diretora executiva do Sebrae/TO;  Joaquim Henrique Montelo, Superintendente do Ibama/TO, além de secretários de Estado, prefeitos e presidentes de sindicatos rurais.

Também assistiu à posse do novo secretário, a ex-primeira-dama de Gurupi, Goiaciara Cruz, que assume a cadeira de Irajá na Câmara Federal.


mais sobre o assunto

Irajá ouviu reivindicações e propôs melhorias para os moradores do Aureny II e III
Irajá Abreu faz compromisso com empresariado de Palmas
Irajá Abreu ouve a comunidade do Aureny IV e do Irmã Dulce
Aprovado remanejamento de recursos para o gabinete do prefeito
"Não adianta fazer promessas mirabolantes e cooptar as lideranças e prefeitos no interior", dispara o deputado Irajá Abreu
Itaporã e Divinópolis são contempladas com cerca de meio milhão de reais com emenda parlamentar
PSD regional discute ações do partido em reunião da comissão provisória estadual
PSD busca novas filiações em Paraíso do Tocantins
PSD realiza mutirão em Paraíso nesse sábado

Confira as últimas

Turismo será nova fronteira de desenvolvimento do país, prevê ministro
Autora de "O Mapa da Felicidade" fará palestra na 23ª Bienal do Livro
Marcelo Miranda diz que "é inadmissível o abandono do Bico"
Bancos cortaram 3.600 empregos este ano, diz entidade
Objetos foram apreendidos durante revista de rotina realizada na CPP de Palmas
OAB Tocantins entrevistará candidatos ao governo do Estado
CIRCUITO MUNDIAL: Fernanda Berti/Taiana e Talita/Larissa nas semifinais do Grand Slam da Polônia
Estupro: Homem é absolvido após vítima confessar que depoimento era falso
Sandoval e Agnolin colhem sugestões para Plano de Governo
Sindicato Rural divulga programação da 17ª Expocolinas 2014
Kátia Abreu apresenta no programa eleitoral desta sexta sua dedicação à qualificação profissional e sua luta para a implantação da Ferrovia Norte Sul, a duplicação da BR 153 e a construção da Hidrovia Tocantins
Vistoria do MPF aponta que falta de medicamentos persiste no Dona Regina
Empresários tocantinenses participam da Cachoeiro Stone Fair 2014
CIRCUITO MUNDIAL: Alison/Bruno Schmidt e Pedro Solberg/Álvaro Filho nas oitavas de final na Polônia
Campeonato de Futevôlei tem mais duas etapas no fim de semana

Seja o primeiro a











Nome :   

Email:

restantes: 500)

matérias em destaque

Vistoria do MPF aponta que falta de medicamentos persiste no Dona Regina

O Ministério Público Federal no Tocantins, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, (PRDC) realizou nesta quinta-feira, 21, vistoria no Hospital Maternidade Dona Regina com objetivo de coletar informações sobre o abastecimento de medicamentos, materiais e insumos hospitalares.Em...




Gestor poder responder por crime de responsabilidade por no repassar recurso para sade, prev projeto em tramitao

Câmara

Gestor poderá responder por crime de responsabilidade por não repassar recurso para saúde, prevê projeto em tramitação
Atades Oliveira diz que "situao da sade  falta de gesto pblica"

Em Formoso

Ataídes Oliveira diz que "situação da saúde é falta de gestão pública"
Ktia Abreu anuncia em Augustinpolis instalao de centros odontolgicos em cidades do Bico do Papagaio

Saúde

Kátia Abreu anuncia em Augustinópolis instalação de centros odontológicos em cidades do Bico do Papagaio

© Copyright 1999-2012, O GIRASSOL   Equipe O Girassol