JORNAL O GIRASSOL - Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária
 JORNAL O GIRASSOL site de Noticias do Tocantins (Política, Palmas, Eleições, Estado, Taquaruçu, Jalapão)
Home O Girassol Todas as matérias Facebook Twitter Impresso Fale conosco
Binóculo Claquete Concursos TVAD Esporte Estado Geral Opinião Política Releases Sexo & Afeto Viver

















Publicada em 24/04/2013


Estado

Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou o apoio institucional que o novo secretário vai receber



Marcio Vieira
Irajá Abreu assume secretaria Desenvolvimento Agrário e Reg. Fundiária


Em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, o Governador Siqueira Campos instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária e deu posse ao deputado federal Irajá Abreu como titular da pasta. O antigo Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) foi extinto e seu ex-presidente, Luiz Carlos Alves, foi nomeado secretário-executivo da nova secretaria. Durante a solenidade, o novo secretário afirmou que vai trabalhar para regularizar dois milhões de hectares de terra no Estado.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que fez a entrega de 34 máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras a municípios tocantinenses com menos de 50 mil habitantes. O ministro destacou a disponibilidade de parcerias entre o ministério e a nova secretaria. “Nós estamos de braços abertos para fazer as parcerias que o Estado necessita, pois a missão dos dois órgãos é de fomentar as políticas para agricultura familiar”, destacou.

O governador Siqueira Campos frisou a importância das relações entre governos estadual e federal para o trabalho da nova pasta. “O deputado já vai começar muito bem a administração com uma forte articulação com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Será uma gestão importante para combater a desigualdade de distribuição de terras no campo, incentivar a produção de alimentos e gerar renda”, salientou.

O recém-empossado secretário também comemorou a presença de Pepe Vargas. “A presença do ministro aqui é algo muito significativo, pois representa o apoio do governo Federal para o cumprimento de nossas metas, que são muitas. É um grande desafio que temos pela frente, teremos muito trabalho”, disse o secretário Irajá Abreu.

Apoio aos produtores

A nova secretaria estará focada nas questões fundiárias e vai trabalhar para o desenvolvimento agrário no Estado. De acordo com Irajá Abreu, a meta da pasta será regularizar dois milhões de hectares em todo o Estado distribuídos em mais de cinco mil títulos de terras.  “Nós queremos trabalhar para atender os pequenos e médios produtores e os assentados que são os responsáveis por mais de 70% da produção de alimentos no país”, afirmou.

Para a senadora Kátia Abreu, a criação da pasta vai atender aos anseios dos produtores rurais tocantinenses. “A finalidade para a qual essa pasta foi criada é fundamental para proteger as pequenas, médias e grandes propriedades. Além disso, tem a meta de incentivar a agricultura familiar levando a tecnologia e a inovação para o campo”, afirmou.

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou o apoio institucional que o novo secretário vai receber. “Eu tenho a certeza de que o Governo fez a melhor escolha para garantir um bom acompanhamento da questão fundiária e de desenvolvimento agrário do Tocantins. Todo o secretariado estará à disposição para atingir as metas do secretário”, disse.

Presenças
Estiveram presentes na solenidade o vice-governador João Oliveira; os deputados federais Ângelo Agnolin (TO), Geraldo Thadeu (MG), Guilherme Mussi (SP), Marcos Montes (MG), Moreira Mendes (RO), Bernardo Santana (MG), Eduardo Sciarra (PR), Heuler Cruvinel (GO); o deputado estadual Toinho Andrade;  o coordenador do Programa Terra Legal no Tocantins, Geilson Galvão; o delegado do MDA, Agostinho de Oliveira; o superintendente do Incra/TO, Ruberval Gomes; o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Sérgio Roberto Lopes; o presidente nacional do Serpro, Marcos Mazoni;  o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Leonardo Cintra; Márcia Rodrigues , diretora executiva do Sebrae/TO;  Joaquim Henrique Montelo, Superintendente do Ibama/TO, além de secretários de Estado, prefeitos e presidentes de sindicatos rurais.

Também assistiu à posse do novo secretário, a ex-primeira-dama de Gurupi, Goiaciara Cruz, que assume a cadeira de Irajá na Câmara Federal.


mais sobre o assunto

Irajá Abreu recebe adesão dos produtores rurais de Araguaçu
Josi e Irajá respondem Gaguim: "não trabalho dos dois lados", diz deputada
Nesta semana Irajá Abreu visita os municípios do sul e sudeste do Tocantins
Deputado Irajá Abreu visita municípios do interior e conversa com a comunidade
Irajá ouviu reivindicações e propôs melhorias para os moradores do Aureny II e III
Irajá Abreu faz compromisso com empresariado de Palmas
Irajá Abreu ouve a comunidade do Aureny IV e do Irmã Dulce
Aprovado remanejamento de recursos para o gabinete do prefeito
"Não adianta fazer promessas mirabolantes e cooptar as lideranças e prefeitos no interior", dispara o deputado Irajá Abreu

Confira as últimas

Lelis recebe prêmio de deputado destaque 2014 pela International Press
Em Sabatina com servidores, Sandoval assegura cumprimento de benefícios concedidos
MPF/TO faz recomendação à Prefeitura de Palmas sobre o Programa MCMV
Bolsistas representam Palmas no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos
Nove estados já proibiram a revista pessoal vexatória em unidades prisionais
Mostra Amazonas quinta-feira no Cinema na Calçada
Ações que mudaram para melhor a vida de milhares de famílias de Norte a Sul do Tocantins são destacadas no programa eleitoral da senadora Kátia

Brasil tem 22 universidades entre as melhores do mundo
Dilma tem 36% das intenções de voto e Marina 27%
Independência do BC impede programa social, diz ex-presidenta da Caixa
Brasil reduziu em 50% o número de pessoas que sofrem fome, diz a ONU
Dilma quer financiar cultura com recursos do pré-sal
Kátia diz a líderes evangélicos que está entusiasmada com o futuro do TO
Brincadeiras de vários países divertem crianças

Seja o primeiro a











Nome :   

Email:

restantes: 500)

matérias em destaque

Caminhada de Sandoval Cardoso no Aureny I tem grande participação popular; coligação fala que momento é de virada

Nesta segunda-feira, 15, Sandoval Cardoso intensificou os trabalhos da campanha na Capital, se reuniu com atacadistas, recebeu apoio de mototaxistas e ao lado de uma multidão, visitou o comércio do Jardim Aureny I. A coligação governista está confiante no rápido crescimento de Sandoval nas pesquisas, e...




Governo do Estado recupera rodovias no entorno de Palmas e Porto Nacional

Pró-rodovias

Governo do Estado recupera rodovias no entorno de Palmas e Porto Nacional
Cludia Llis  registrada no TRE como vice governadora de Marcelo Miranda

Oposição

Cláudia Lélis é registrada no TRE como vice governadora de Marcelo Miranda
Literatos tocantinenses compem Academia de Letras em Marab

ALSSP

Literatos tocantinenses compõem Academia de Letras em Marabá

© Copyright 1999-2012, O GIRASSOL   Equipe O Girassol