Friday, 22 de February de 2019

OPINIÃO


Frida Kahlo

110 anos de uma mulher intensa

08 Mar 2017

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e, dia 6 de julho, é o 110º aniversário da artista plástica mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954). Sua temática, essencialmente autobiográfica, suscita uma reflexão sobre o próprio ato de viver - e isso independe dos fatos de der mulher ou de ser latina.
 
Nessa universalidade, porém, é claro que há características muito peculiares, como o cabelo, símbolo da feminilidade; a cama e a coluna vertebral, que apontam para as suas terríveis dores físicas, desde o terrível acidente automobilístico que sofreu na juventude; e a onipresença do muralista Diego Rivera, sua complexa relação amorosa e afetiva.
 
Há em Frida uma intensidade que a mantém sempre atual. Ela se faz presente em seus diários, na célebre Casa Azul, hoje Museu Frida Kahlo, nas fotos e pinturas em que o casal surge junto; e nos elementos visuais que caracterizam as imagens criadas pela artista, como as flores, a vegetação e o sol.
 
Frida manteve o sonho vivo por mais áspero que fosse seu cotidiano. Tornou-se um mito e construiu uma narrativa sobre si mesma que gera diversas interpretações. Conhecendo melhor a mulher e a artista, mergulhamos com densidade em nós mesmos e num mundo além do sexo, da sexualidade, da biografia e do local em que nascemos.
 
*Oscar D´Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira