Monday, 19 de November de 2018

OPINIÃO


Educação

5 Dicas de como estudar de forma planejada

18 Jan 2017

1 – Tenha um cronograma
Você precisa ter um calendário de estudo, ou seja, um cronograma com os dias exatos que você irá estudar e as disciplinas almejadas. Sem uma boa rotina de estudo, você provavelmente não alcançará o hábito do estudo.

2 – Metas Diárias e Semanais
Trabalhe sempre com metas. O desenvolvimento de metas diárias e semanais te ajuda na motivação. Um progresso bem feito nos estudos, depende de sua meta. Quantas disciplinas ou páginas por semana, por exemplo, ajudará você verificar com mais facilidade se está cumprindo seu objetivo. Você pode definir, por exemplo, 10 exercícios de determinada matéria ou uma quantidade de páginas lidas.

3 – Arrume seu local de estudo
Não adianta nada você apenas querer estudar. Tenha um local organizado. Coloque os livros, papéis e anotações em cada lugar. Um local bem organizado vai evitar que você perca seu tempo. Dê preferência para ambientes arejados e iluminados. É importante também você organizar as disciplinas que irá abordar durante o dia ou semana. Não adianta colocar tudo em um caderno apenas e depois perder tempo procurando em qual folha anotou. Menos é mais, seja prático!

4 – Prática Organizada
Estudar a teoria é importante, mas não adianta apenas ler, ler e ler. Você precisa praticar. A prática fazer parte do aprendizado e com certeza você irá absorver ainda mais o conteúdo. O seu aprendizado depende muito mais da quantidade de prática que você executa. Você não se torna um bom cozinheiro apenas lendo livros de receitas, você se torna um bom cozinheiro quando executa a receita. Organize os exercícios de acordo com cada disciplina. 

5- Dia de se planejar
Última dica, mas, uma das mais importantes. Separe um dia da semana para se organizar. Se planeje! Para organizar uma semana boa de estudo, você deve planejar o que irá fazer, como fazer e quantas horas irá se dedicar aos estudos. Sem um bom planejamento, sua aprendizagem não será válida. 
Bom estudo! 

*Prof. Mauricio Valadão. 
Doutorando em Psicologia, consultor e docente de graduação e pós-graduação. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

16

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Saúde

Médicos formados no exterior tentam validar diploma no Brasil

No último dia 14, o governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos.

Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira