Saturday, 17 de November de 2018

OPINIÃO


Educação Financeira

5 lições de educação financeira para 2018

21 Dec 2017

Com desemprego, reformas trabalhista e previdenciária e a chegada de rendas extras, 2017 foi um ano de aprendizados. Veja 4 lições para levar para 2018.

1- Ter reserva para imprevistos
O desemprego na América Latina aumentou pelo terceiro ano consecutivo em 2017, segundo a ONU. No Brasil, houve breve recuo, atingindo 12,2% da população em outubro, segundo o IBGE.

"Para os brasileiros, fica a grande lição: ter uma reserva financeira para imprevistos, incluindo o desemprego", afirma Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. "É preciso conseguir manter ao menos os produtos e serviços básicos, como água e energia elétrica".

2- Poupar para a aposentadoria
Com a discussão da reforma da Previdência Social, o brasileiro tende a se aposentar mais tarde. A orientação do especialista é que o trabalhador não dependa exclusivamente do benefício do INSS.

"Minha intenção não é dizer se a medida é boa ou não, pois envolve uma série de fatores, inclusive uma ação preventiva para evitar o déficit nas contas da Previdência. Mas fato é que se tornou ainda mais importante para o brasileiro fazer um planejamento para ter uma aposentadoria tranquila", orienta Reinaldo.

3- Saber usar rendas extras
De contas inativas do FGTS, foram liberados 43,6 bilhões de reais para 30,2 milhões de trabalhadores brasileiros em 2017. Cerca de 40% dos que sacaram usaram o valor para pagar dívidas, segundo a FGV.

"A atitude é válida quando é possível quitar a dívida por completo, do contrário é melhor poupar para uma renegociação futura. O ideal é que o brasileiro não precise de rendas extras para sair da inadimplência, e sim que tenha um orçamento bem estruturado e use rendas extras para realizar seus sonhos", afirma Reinaldo.

4- Administrar melhor o salário
A reforma trabalhista trouxe mudanças para o cotidiano do trabalhador brasileiro, impactando inclusive seu bolso. "É preciso conhecer os direitos e deveres e administrar o salário de forma sábia, considerando as mudanças especialmente em caso de demissões", orienta o especialista.

"E com a lei da terceirização, muitos brasileiros tendem a atuar como profissionais liberais. Nessa situação, a quantia recebida pode ser muito boa em alguns meses, mas em outros pode não ser suficiente para arcar com os compromissos financeiros. É preciso ter um bom planejamento", afirma Reinaldo.

5- Tirar os sonhos do papel
Para que 2018 seja um ano de mais conquistas e realizações, o brasileiro deve resgatar seus sonhos, saber quanto custa cada um deles e organizar o orçamento para poupar para cada um deles, segundo o especialista.

"Não dá para esperar um ano diferente, se continuar agindo igual. Vejo que muitas pessoas abandonaram o hábito de sonhar. Portanto resgate o que verdadeiramente tem valor e priorize seus sonhos frente aos gastos. Isso não depende de cálculos e planilhas, e sim de novos hábitos e comportamentos. Saiba quanto custa seus sonhos e poupe para conquistar em 2018", finaliza Reinaldo.

*Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

14

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.

Entrega de Apartamentos

Governo do Estado entrega obras do Minha Casa Minha Vida nesta segunda-feira

A área de 9.005, 40m2, onde os 160 apartamentos da Faixa 1, do Minha Casa Minha Vida – Entidades, foram construídos foi doada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins).



saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS

O evento acontece nesta segunda-feira, 19, na sala de reuniões do Palácio Araguaia


Serviço

Procon/TO abre mais um canal de comunicação com o cidadão

Para o gerente de Educação para o consumo, o entendimento sobre as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei nº: 8.078/1990 é fundamental para se estabelecer o equilíbrio nas relações de consumo


Destaque

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal / RN

Em uma prova muito intensa sob um forte sol do município de Macaíba, local onde foi realizado o Ciclismo na edição 2018 dos Jogos, as três atletas disputaram os 35 minutos de prova sem se desprender uma da outra.


Moradia

Prefeitura e Governo Federal assinam contrato para construção de mais 500 casas no Jardim Vitória II


Norte do TO

SESI realiza corrida de rua em comemoração aos 60 anos de Araguaína


Tocantins

Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional


Trabalho

Instituto Fecomércio abre vaga de estágio para 5 cidades


Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira