Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

OPINIÃO


Educação Financeira

5 lições de educação financeira para 2018

21 Dec 2017

Com desemprego, reformas trabalhista e previdenciária e a chegada de rendas extras, 2017 foi um ano de aprendizados. Veja 4 lições para levar para 2018.

1- Ter reserva para imprevistos
O desemprego na América Latina aumentou pelo terceiro ano consecutivo em 2017, segundo a ONU. No Brasil, houve breve recuo, atingindo 12,2% da população em outubro, segundo o IBGE.

"Para os brasileiros, fica a grande lição: ter uma reserva financeira para imprevistos, incluindo o desemprego", afirma Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. "É preciso conseguir manter ao menos os produtos e serviços básicos, como água e energia elétrica".

2- Poupar para a aposentadoria
Com a discussão da reforma da Previdência Social, o brasileiro tende a se aposentar mais tarde. A orientação do especialista é que o trabalhador não dependa exclusivamente do benefício do INSS.

"Minha intenção não é dizer se a medida é boa ou não, pois envolve uma série de fatores, inclusive uma ação preventiva para evitar o déficit nas contas da Previdência. Mas fato é que se tornou ainda mais importante para o brasileiro fazer um planejamento para ter uma aposentadoria tranquila", orienta Reinaldo.

3- Saber usar rendas extras
De contas inativas do FGTS, foram liberados 43,6 bilhões de reais para 30,2 milhões de trabalhadores brasileiros em 2017. Cerca de 40% dos que sacaram usaram o valor para pagar dívidas, segundo a FGV.

"A atitude é válida quando é possível quitar a dívida por completo, do contrário é melhor poupar para uma renegociação futura. O ideal é que o brasileiro não precise de rendas extras para sair da inadimplência, e sim que tenha um orçamento bem estruturado e use rendas extras para realizar seus sonhos", afirma Reinaldo.

4- Administrar melhor o salário
A reforma trabalhista trouxe mudanças para o cotidiano do trabalhador brasileiro, impactando inclusive seu bolso. "É preciso conhecer os direitos e deveres e administrar o salário de forma sábia, considerando as mudanças especialmente em caso de demissões", orienta o especialista.

"E com a lei da terceirização, muitos brasileiros tendem a atuar como profissionais liberais. Nessa situação, a quantia recebida pode ser muito boa em alguns meses, mas em outros pode não ser suficiente para arcar com os compromissos financeiros. É preciso ter um bom planejamento", afirma Reinaldo.

5- Tirar os sonhos do papel
Para que 2018 seja um ano de mais conquistas e realizações, o brasileiro deve resgatar seus sonhos, saber quanto custa cada um deles e organizar o orçamento para poupar para cada um deles, segundo o especialista.

"Não dá para esperar um ano diferente, se continuar agindo igual. Vejo que muitas pessoas abandonaram o hábito de sonhar. Portanto resgate o que verdadeiramente tem valor e priorize seus sonhos frente aos gastos. Isso não depende de cálculos e planilhas, e sim de novos hábitos e comportamentos. Saiba quanto custa seus sonhos e poupe para conquistar em 2018", finaliza Reinaldo.

*Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Gerente de Planejamento

Ciência & Tecnologia

Gerente de Planejamento


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar

Foram três dias de muito conhecimento e imersão para desenvolver conteúdos com foco em gestão e capacitação para a aplicação dos recursos que serão recebidos pelos projetos para que eles sejam perenes


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice

O Plano de Governo da coligação Governo de Atitude também foi registrado no TRE.


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira